14º dia da greve do INSS começou com café da manhã
14º dia da greve dos servidores do INSS
começou com café da manhã
Servidores no participativo e delicioso café da manhã
Em greve desde o dia 10 de julho, os servidores do INSS se reuniram na Gerência Executiva INSS Recife na manhã desta quinta-feira, dia 23/07, para mais um ato de mobilização. Denominado Café da Greve, o ato veio reforçar o movimento paredista em Pernambuco.
A manifestação foi pensada também como forma de integrar os trabalhadores das diversas Agências da Previdência Social (APS) do Recife, Região Metropolitana e Interior.
Estiveram presentes servidores das seguintes APS’s: Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo, Moreno, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Casa Amarela, Encruzilhada, Corredor do Bispo, Afogados, Superintendência, Areias, além do presidente da CUT/PE, Carlos Veras.
Servidores da APS Pina participaram ativamente da manifestação Disposição da categoria é um ponto a se destacar no movimento grevista
O dirigente Luiz Eustáquio abriu o ato falando de como está o processo de negociação entre as entidades representativas da categoria e o Governo Federal. Segundo ele, o momento exige que os servidores continuem firmes na luta para que se possa negociar uma proposta satisfatória que atenda a pauta de reivindicações dos trabalhadores do INSS. Destacou que “apesar da falta de valorização do nosso trabalho, nós servidores vamos continuar com o compromisso de atender bem e lutar por serviços públicos melhores.
Dirigentes do Sindicato falam do processo de negociação, em Brasília
O coordenador do Sindsprev/PE, José Bonifácio, cobrou do Governo Federal mais investimento na estrutura das APS’s; valorização das carreiras; capacitação profissional e concursos públicos para contratação de novos servidores para atender a demanda crescente.
“Até agora, desde o início da greve, a nossa categoria não recebeu nenhuma proposta oficial, ou seja, documentada do governo com uma contraproposta da pauta de reivindicações. Todas as conversas , até o momento, foram verbais e a categoria deseja uma formalização oficial para ser analisada em assembléia”.
De acordo com o dirigente, os representantes nacionais do movimento continuam mobilizados para pressionar o governo a resolver o impasse.
Nesta quinta (23/07), a partir das 10h, em Brasília, dirigentes da CNTSS e Fenasps reuniram-se com representantes da Gestão do INSS, na tentativa de solucionar a paralisação. (Leia matéria CNTSS, FENASPS e INSS chegaram a um consenso em relação a indicadores de desempenho)
Adesão à paralisação é crescente
Movimento fortalecido - A adesão ao movimento grevista em Pernambuco é crescente e das 65 Agências da Previdência em funcionamento no estado, 63 já aderiram à paralisação. A direção do Sindsprev faz um balanço positivo das mobilizações nos locais de trabalho e afirma que 90% dos cerca de 1,6 mil servidores em Pernambuco continuam firmes e forte na greve.
No vídeo abaixo, dirigentes do Sindsprev-PE e o presidente da CUT-PE fazem
uma avaliação positiva da greve
.