Proposta não atende demanda de servidores federais

Planejamento não apresenta proposta para atender demanda dos servidores

Nesta terça-feira (21), às 11 horas, em Brasília, dirigentes da CNTSS/CUT e da Fenasps reuniram-se com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça. O objetivo foi discutir as reivindicações específicas dos servidores da Saúde, Previdência Social e Ministério do Trabalho, em greve nacional há 15 dias.

O secretário reafirmou o que já havia dito na reunião de segunda (20/07), com as 23 entidades e três centrais sindicais que integram o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais.

Apenas informou, sem nenhum documento escrito, que o governo estava estudando uma solução para melhoria da aposentadoria, cujo cálculo seria feito pela média das últimas contribuições, sem explicitar maiores detalhes.

Além de defender a incorporação das gratificações, a CNTSS/CUT fez questão de destacar como reivindicações mais relevantes da nossa pauta a jornada semanal de 30 horas e a redução para 12 meses do período para progredir na função. As entidades demostraram insatisfação com os resultados da reunião.

Reunião na SRT do Ministério do Planejamento nesta terça (21/07), em Brasília

Reunião com Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais na segunda (20)

A reunião realizada nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento não apresentou novidades ao processo de negociação com o conjunto de servidores públicos federais.

O Governo Federal continua propondo reajustar os benefícios dos servidores em 21,3% em 4 anos com a diferença de incluir uma cláusula de revisão daqui há dois anos.  Esta cláusula garantiria que nesse período, caso a inflação for superior ao previsto, servidores e governo voltariam a negociar um novo percentual.

No caso do auxílio-alimentação, seria levada em conta a correção da inflação apenas deste ano, prevista em 9,13%. Assim o beneficio que está R$ 373 há mais de 3 anos passaria a R$ 458 tendo um acréscimo de R$ 85. Também foi proposto o reajuste do auxílio-creche em 317,3%, já que o valor não é reajustado desde 1995. Este benefício, que difere por região, tem valores fixados entre R$ 66 e R$ 95. Já os planos de saúde teriam um reajuste médio de 22,8%.

Para amanhã, 22/07, as entidades que compõem o Fórum agendaram Marcha a Brasília para pressionar o governo por negociações efetivas. A expectativa é reunir cinco mil manifestantes na capital federal.

Registros da greve nesta terça-feira, dia 21/07, pela manhã

APS de Vitória de Santo Antão engajada na greve