CNTSS se reúne com ministro da Previdência Social

Audiência discute greve nacional do INSS

CNTSS se reúne com ministro da Previdência Social

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

Os sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social estão em greve geral por tempo indeterminado desde 10 de julho. A paralisação no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social será discutida nesta segunda-feira, 13/07, às 15h, durante reunião entre o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o presidente da CNTSS, Sandro Cezar. A reunião, que acontecerá na sede do Ministério da Previdência Social, em Brasília, contará também com a presença da presidenta do INSS, Elisete Berchiol.

O dirigente da CNTSS/CUT destaca que o governo federal precisa apresentar uma proposta que efetivamente discuta a pauta de reivindicações dos trabalhadores para esta campanha salarial. Os percentuais apresentados pelo governo para a pauta financeira foi rechaçada por todas as entidades representativas dos servidores federais. A proposta previa a reposição da inflação projetada para os próximos quatro anos, sendo assim representada: índice de 21,3%, dividido em parcelas de 5,5% em 2016, 5,0% em 2017, 4,8% em 2018 e 4,5% em 2019.

“Espero que o ministro Gabas e Elisete Berchiol possam demonstrar o interesse real de conversar tendo a pauta dos servidores como eixo da discussão. Nós queremos retomar a pauta original, discutir benefícios, mudança na política remuneratória do governo federal, a incorporação das gratificações, entre outros pontos da campanha salarial. Os sindicatos filiados à CNTSS/CUT rejeitaram por unanimidade a proposta inicial do governo. O mesmo consenso marcou a decisão de realizar a greve. Devemos preservar a nossa unidade na luta e fazer com que o governo realmente apresente propostas que respondam às necessidades dos trabalhadores”, reafirma o presidente da CNTSS/CUT.

De acordo com o presidente da Confederação, os primeiros momentos da greve decretada nesta sexta-feira, 10, demonstram um grau satisfatório de organização e de adesão por parte dos servidores federais. Para ele, a participação dos trabalhadores é resultado do esforço de mobilização que vem sendo intensificado desde o lançamento nacional da campanha em 25 de fevereiro. Desde então, uma intensa agenda de atividades têm mobilizado os servidores federais de todo o país.

“As lideranças dos sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS/CUT vem dialogando com os trabalhadores e com a sociedade para demonstrar a importância desta campanha salarial. É um trabalho intenso de mobilização que tem apresentado resultados positivos. É importante lembrar que a pauta de reivindicação dos servidores aponta melhorias para os trabalhadores - salarial e de condições de trabalho, mas também busca garantir a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma Sandro Cezar.