Greve dos servidores do INSS tem início em PE

Movimento já atinge 20 estados

Greve dos servidores do INSS tem início em Pernambuco

Trabalhadores do INSS da Gerência Executiva do INSS de Caruaru

Os servidores do INSS de Pernambuco iniciaram, nesta sexta-feira, dia 10/07, greve por tempo indeterminado.  O movimento é nacional e integra a campanha salarial dos servidores públicos federais, que reivindica índice linear de 27,3% para o próximo ano, incorporação das gratificações; reestruturação das carreiras; concursos públicos, entre outros pontos. O Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, dividido em quatro anos: 5,5% em 2016; 5% em 2017; 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019.

De acordo com o coordenador geral do Sindsprev/PE, José Bonifácio, 80% das agências localizadas em Pernambuco pararam; 30% da categoria continua trabalhando, como determina a lei, para manter o serviço essencial que é, principalmente, a realização de perícias médicas.

As informações que chegaram neste primeiro do movimento ao Sindicato apontam que estão paradas as agências executivas do INSS de Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Recife. Em quase todas as agências da previdência social, os servidores estão mobilizados e organizando a paralisação.

Greve na Gerência Executiva do INSS de Petrolina

Na manhã de hoje (10/07), os trabalhadores da APS da Avenida Mário Melo distribuíram carta aberta à população explicando os motivos que levaram a categoria a deflagrar a greve. A orientação dos grevistas é que só compareçam às agências quem tiver atendimento agendado, o que é feito através do telefone 135. Os usuários que não forem atendidos em função da paralisação terão seus compromissos reagendados.

A direção do Sindsprev recomenda que todos os servidores enviem ao Sindicato dados sobre a greve em seu local de trabalho e eventuais solicitações de material de divulgação da greve.

Desde a última terça-feira (07/07), os servidores do INSS estavam trabalhando em regime de operação padrão. O Governo Federal Agendou uma nova rodada de negociação para o próximo dia 21 de julho, mas as entidades representativas dos servidores, entre elas a CNTSS/CUT, querem antecipar esse encontro.

Assembleia decreta greve- O inicio da greve foi decidido em assembleia realizada na última segunda-feira (06/07), à tarde, no auditório do Sindsprev. Os servidores públicos federais em saúde e previdência social de Pernambuco aprovaram, por unanimidade, a greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada por mais de 150 participantes.

Na assembleia, os diretores José Bonifácio e Luiz Eustáquio, fizeram um balanço das negociações e mobilizações ocorridas até o momento, enfatizando que o governo não apresentou nenhuma proposta que atendesse à nossa pauta de reivindicações.

" Começamos a discutir essas questões com o INSS e o Governo Federal há cinco anos e só ouvimos promessas. Reivindicamos a melhoria salarial, a criação de um plano de carreira para os servidores, a realização de concursos públicos e a melhoria das nossas condições de trabalho " , afirma o Coordenador Geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte. Além da questão salarial, o Sindicato ressalta que o modelo de gratificações por metas batidas adotados no setor é condenável e preciso ser revisto.

" Quando o servidor se aposenta, ele perde cerca de 40% do salário, já que grande parte da nossa remuneração é oriunda de gratificações por metas. Temos servidores aqui com mais de 70 anos que continuam trabalhando por causa disso " , revela José Bonifácio.