Continuam eleições dos Comitês Sindicais de Base

Continuam eleições dos comitês sindicais dos locais de trabalho do Sindsprev

Nesta terça (30/06), o Sindsprev realiza eleições dos comitês sindicais nas APS’s de Camaragibe e São Lourenço.  A organização de base é muito importante para o fortalecimento do Sindicato

Na semana passada, o Sindsprev deu continuidade às eleições dos comitês sindicais dos seguintes locais de trabalho: APS Casa Amarela (dia 22/06), APS Afogados (dia 22/06), APS Paulista (dia 26/06), APS Olinda (dia 26/06), APS’s do interior e nas unidades de saúde: HOF (dia 22/06), Albert Sabin (dia 25/06), além da  Anvisa (dia 26/06) e  Funasa (dia 26/06).

Na semana anterior, ocorreram eleições nas APS’s Corredor Bispo, Acordos Internacionais, Encruzilhada, Areias, Jaboatão e Moreno. Também nas unidades de  saúde: PAM Mustardinha, PAM Centro, Policlínica Gouveia de Barros, PAM Ceasa, Policlínica  Lessa Andrade e HOC–UPE.

Iniciados no dia 15/06 e com término previsto para o dia 15 de julho, os dias das eleições dos comitês sindicais são divulgados diretamente em cada local de trabalho pela comissão eleitoral. Confira o cronograma completo na matéria abaixo

Definido o calendário das eleições dos comitês sindicais dos locais de trabalho do Sindsprev

No período de 15 de junho a 15 de julho, acontecem as eleições dos comitês sindicais dos locais de trabalho e comitê sindical dos aposentados. O cronograma dos dias das eleições está sendo divulgado diretamente em cada local de trabalho pela comissão eleitoral. O edital de convocação das eleições foi publicado no dia 3 de junho, com inscrições realizadas no período de 3 a 10 de junho.

Organização de Base – Os Comitês Sindicais constituem a organização de base do Sindicato. Os Comitês por Local de Trabalho representam os servidores ativos nos locais de trabalho do INSS e Ministério da Saúde, capital e Região Metropolitana e Interior. O Comitê dos Aposentados é representado por servidores aposentados da categoria. Os comitês juntos com a diretoria e o conselho fiscal formam a direção plena do Sindsprev de Pernambuco, cujo mandato acompanha todo o período da gestão.

Confira o calendário das eleições nos locais de trabalho

São Atribuições dos Comitês Sindicais de Local de Trabalho:

• a) Representar o SINDSPREV-PE no âmbito de seu local de trabalho;

• b) Representar os trabalhadores sindicalizados de seu local de trabalho nas instâncias do sindicato, levando-se em consideração o pleno exercício da cidadania assegurada na Constituição;

• c) Levar para seu local de trabalho a cultura da entidade de classe, incentivando e promovendo a sindicalização;

• d) Encaminhar as deliberações das instâncias do sindicato e todos os demais atos decorrentes da luta sindical no âmbito de seu local de trabalho;

• e) Encaminhar e programar junto aos trabalhadores de seu local de trabalho as lutas e questões relativas aos interesses específicos demandados pelo sindicato.

O Comitê Sindical de Aposentados tem as mesmas atribuições dos Comitês Sindicais de Local de Trabalho, sendo que estas serão exercidas na base dos aposentados filiados.

Os membros dos Comitês Sindicais de Local de Trabalho têm o cargo, status e imunidades de diretores de base do Sindicato nos locais de trabalho onde exercem suas atividades profissionais e sua representação sindical. Também são diretores de base do Sindicato os membros do Comitê Sindical dos Aposentados.

São atribuições da Direção Plena.

• a) cumprir e fazer cumprir o Estatuto;

• b) zelar pelo patrimônio do Sindsprev/PE;

• c) contribuir com o bom desempenho do Conselho da Executiva, bem como da Executiva da Direção e Conselho Fiscal;

• d) definir a posição da direção plena sobre questões inerentes à lutasindical;

• e) elaborar diretrizes para a ação política e administração do Sindicato;

• f) reunir-se a cada três meses em reuniões ordinárias, ou extraordinárias, quando convocadas pelo Conselho da diretoria Executiva,ou ainda por 50% de seus membros;