Carlos Veras é reeleito presidente da CUT

Carlos Veras é reeleito presidente da CUT para a gestão 2015/2019

Escrito por: Chico Carlos - CUT-PE

Sob clima democrático e participativo, os mais de 500 delegados sindicais elegeram em chapa única, na sexta-feira passada, dia 12/06, no Congresso Estadual, a nova direção executiva da Central Única  dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE). O agricultor rural e natural de Tabira, Carlos Veras, foi reconduzido ao cargo de presidente, para gestão 2015/2019 (quadriênio). Dois representantes do Sindsprev de Pernambuco, Jeane Ezucarly e José Bonifácio,  integram a nova direção.

A eleição da nova direção cutista aconteceu no 14º Congresso Estadual da Central Pernambuco (CECUT), que foi realizado no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev. O evento se encerrou no sábado, dia 13/06, com a realização da plenária final.

Veras comentou que sua reeleição no atual momento de luta e resistência da classe trabalhadora, é o resultado de uma gestão democrática e participativa que vem trabalhando junto aos sindicatos e em parceria, principalmente, com os movimentos sociais, estudantil, negro e das mulheres.

Pontuou, ainda, sobre a necessidade das reformas agrária e política, convocando a classe trabalhadora para se manter unida, defender seus direitos contra a política econômica e o ajuste fiscal do governo.

Trajetória - Veras começou a sua trajetória como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas com apenas 18 anos. Depois foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão, secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú, Tesoureiro da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS)-CUT, vice-presidente da Central na gestão 2009-2012 e presidente no período de 2012/2015.

Este, na verdade é primeiro Congresso da CUT em Pernambuco a eleger uma direção paritária, entre homens e mulheres na direção. Veras disse que é mais um passo importante que as mulheres cutistas estão dando dentro desta luta histórica pela busca do seu espaço. “Um momento histórico para o movimento sindical cutista, que trará muitos benefícios para a classe trabalhadora " , afirmou.

Conforme deliberação do 11º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), em 2012, a paridade de gênero deverá valer tanto para a composição dos quadros diretivos da nacional e das estaduais quanto para a participação de delegações em todas as etapas.

14º CECUT:

Plenária Final, avaliação positiva e de novos desafios para a classe trabalhadora

Por Chico Carlos

O presidente reeleito da CUT em Pernambuco, Carlos Veras, fez uma avaliação positiva do evento, que contou com a participação de mais de 500 delegados, como também a presença da CUT Nacional. O líder cutista agradeceu a presença de todos que ajudaram a construir um dos mais importantes congressos da história do movimento sindical em Pernambuco.

Segundo Veras, durante os dias 10, 11, 12 e 13 de junho, sindicalistas das diversas regiões do Estado discutiram temas atuais das conjunturas internacional, nacional e estadual. Opiniões, comentários, sugestões e propostas foram colocadas em pauta.

Além disso, questões pontuais relacionadas ao cenário político, sindical e econômico do País, as manobras do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha com as MPs 664 e 665, o PL 4330 da Terceirização, a PEC 171, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos e a política de ajuste fiscal do Governo Federal, através do Ministro Joaquim Levy.

Ele frisou, ainda, a importância da paridade de gênero que foi colocada em prática neste 14º CECUT, Veras disse que foi mais um passo de qualidade que as mulheres cutistas conquistaram dentro da luta histórica pela busca do seus espaços.

O presidente da CUT, Carlos Veras, alertou sobre as lutas e os desafios que a classe trabalhadora vai continuar enfrentando nos próximos meses. “Em síntese, foi um Cecut bastante participativo e expressivo”, destacou.