Começa com homenagens e críticas ao Governo Dilma

Delegação do Sindsprev/PE no 14º Cecut

Mais de 300 delegados participam do Congresso Estadual da CUT

Mesa de abertura do 14º Cecut

Em noite marcante e histórica, a CUT Pernambuco iniciou nesta quarta-feira (10/06) o 14º Congresso Estadual (CECUT), “ Educação, Trabalho e Democracia, Direito Não Se Reduz, Se Amplia”, em homenagem ao líder sindical Manoel Santos, Mané de Serra, no Centro de Formação e Lazer do Sindprev/PE.

A mesa de abertura contou as presenças de dirigentes da CUT nacional, da CTB, do MST, SOS Corpo, Dieese, Adupe, Projeto Dom Hélder e de lideranças dos movimentos sociais. Além disso, mais de 300 representantes de federações, confederações, sindicatos urbanos e do campo, dos servidores municipais, estaduais e federais, entre outros, reforçaram o tom politico-sindical da solenidade.

No começo da atividade foi realizada uma mística, por meio de seis sindicalistas que expressaram os anseios sobre reforma agrária, educação, trabalho doméstico, saúde do trabalhador, serviços, entre outros. Um momento especial e de brilho.

O presidente da CUT, Carlos Veras, assinalou que o momento é histórico para o movimento sindical, cujo eixo principal é resistência. Pontuou, ainda, sobre a necessidade das reformas agrária e política, convocando a classe trabalhadora para se manter unida, defender seus direitos contra a política econômica e o ajuste fiscal do governo.

Segundo ele, em apenas três meses as manobras que estão sendo articuladas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e seus apaniguados políticos, visam prejudicar. Veras citou os exemplos das MPs 664 e 665, do PL 4330 da Terceirização e da PEC 171, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

“ A CUT manterá vigilância e pressão permanente no Congresso para combater o retrocesso liderado por Eduardo Cunha, derrotar a contra-reforma política e o projeto da terceirização.Iremos às ruas novamente protestar contra a retirada de direitos e a atual política de econômica do governo e as ameaças à ordem democrática. Não vamos nos cala”, frisou.

Por fim, criticou o Poder Judiciário e, principalmente, o Governo do Estado de Pernambuco que, através da Polícia Militar (PM) está proibindo a livre organização dos trabalhadores nos protestos e manifestações . Veras fez questão de registrar o Cecut como uma homenagem ao companheiro líder sindical Manoel Santos, o Mané de Serra, assim o ex-deputado, Pedro Eugênio, como exemplo de luta e ética. Ambos faleceram em abril deste ano.

O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, após as saudações aos dirigentes da direção estadual e das lideranças sindicais presentes à solenidade, frisou a participação dos movimentos sociais nas ações de massa Cutistas nos últimos tempos. “ É inegável que vocês foram e continuam sendo importantes para o êxito dessas manifestações em conjunto com a classe trabalhadora, revelando um processo decisivo na soma progressiva de forças, rumo à greve geral”, acentuou.

Vagner disparou críticas ao governo federal e à política de ajuste fiscal promovida pelo Ministro Joaquim Levy, que penaliza os trabalhadores/as com a retirada de direitos, o aumento do desemprego e a redução das políticas sociais implantadas nos últimos 12 anos.

“Temos que nos unir cada vez mais para combater essa atual política econômica que está sendo empurrada no País e ameaça os trabalhadores/as brasileiros. Não há dúvidas que fomos frustrados com o desvio da jornada do projeto politico vitorioso nas eleições de outubro. Ganhamos, mas ainda não nos sentimos vitoriosos”. Vamos propor uma agenda positiva no Congresso em torno dos projetos de interesse da classe trabalhadora e avançar em defender de nossos direitos”, comentou.

A solenidade terminou com uma apresentação musical em homenagem à classe trabalhadora.