Servidores das Juntas de PE e PB fazem intercâmbio

Escrito por: Irineu Messias

Jeane Ezucarly, Irineu Messias, Juarez Gomes, Rômulo Pereira, e o secretário

da 3ª Junta, no prédio da Agência Cidadã do INSS, onde, no 1º andar,

funciona a 21ª Junta, em João Pessoa, PB.

Os servidores da 3ª Junta de Recursos da Previdência Social, em Pernambuco, no dia 2 de junho, fizeram uma visita de trabalho e sindical à Junta de Recursos da Paraíba. O objetivo da visita, que durou o dia inteiro, era trocar experiências de trabalho e criar um vínculo mais estreito entre servidores e conselheiros desses dois estados.

O encontro foi promovido pelo SINDSPREV de Pernambuco, que enviou dois de seus dirigentes, Irineu Messias e Jeane Ezucarly. O secretário da 3ª Junta, Marcos Barbosa estava entre os servidores e ficou bastante satisfeito com o resultado da reunião, que se estendeu até as 17h30.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da 21ª Junta, Everaldo Chaves, que recebeu os pernambucanos de forma muito fraterna e acolhedora, juntamente com servidores e cerca de 14 conselheiros , de todos os segmentos: trabalhadores, governo e empresas.

Vale destacar a presença de dirigentes do SINPREV da Paraíba, que vem dando um grande apoio à luta dos servidores do CRPS e das Juntas, inclusive com participações nos encontros regionais e nacional. Estavam os dirigentes Souza, Soares e Luísa, que vem dando grandes contribuições no debate e estiveram permanemente ao longo da reunião.

Marcos Barbosa, Secretário da 3ª Junta, Irineu Messias, Everaldo Chaves

O presidente Everaldo abriu a reunião, fazendo uma calorosa saudação aos visitantes e em seguida apresentou um documento que fora construído com a contribuição de todos os conselheiros. O referido documento, tomou como base também o texto escrito por Irineu Messias, que aborda o tema da reestruturação.

Irineu Messias, presente à reunião, agradeceu a menção ao seu texto, e disse que o seu objetivo ao escrevê-lo era suscitar isso mesmo: mais reflexões e mais contribuições para o tema do momento que a todos nós – servidores e conselheiros -, deve envolver, que é a reestruturação do CRPS e das Juntas, na perspectiva de fortalecê-los em prol dos trabalhadores e de toda a sociedade que, infelizmente, não sabe de sua grande importância.

Irineu Messias, recebe do presidente da 21ª Junta, Everaldo Chaves,

texto construído com a contribuição dos conselheiros a partir de reflexões

em texto de sua autoria

Presidente Everaldo, explica para Irineu Messias, os motivos que

levaram a elaboração do texto de contribuição para o debate da

reestruturação do CRPS e das Juntas de Recursos

O encontro se desenvolveu ao longo do dia, com a troca de experiência e a exposição de ideias entres servidores e conselheiros, culminando com alguns encaminhamentos, entre eles a realização de um Encontro Regional Nordeste de Conselheiros, com a participação de servidores, para o debate sobre este momento de muitas ebulições em torno do CRPS e Juntas, e elaborar um conjunto de reivindicações que apontem para as necessidades atuais de todos os conselheiros, sendo a principal delas, o reajuste imediato do valor do jeton, congelado desde 2008.

Tão logo a solicitação foi apresentada, entramos em contato com o presidente da CNTSS, Sandro Alex, que de pronto organizou o encontro, em parceria com o SINDSPREV/PE, o qual será realizado em 26 de junho de 2015, no Centro de Formação e Lazer, das 9 às 17 horas.

Conselheiros de dos diversos segmentos,governo, trabalhadores e de

empresas,participaram e contribuíram grandemente, durante toda a reunião.  Entre eles, Chico Menino, representante dos trabalhadores rurais e da CUT PB , entre outros

Conselheiros e dirigentes sindicais interagindo pelo fortalecimento das

Juntas de Recursos

André Veras, presidente do CRPS, já confirmou presença no Encontro, além do próprio presidente da CNTSS, Sandro Alex. A Confederação, a partir de São Paulo, está fazendo contato com os sindicatos de sua base, para que estes viabilizem a ida de pelo menos, um conselheiro do governo, associado a sindicato, para que se possa construir coletivamente , um conjunto de reivindicações a ser já apresentadas, durante a audiência no Senado Federal, dia 6 de julho de 2015.

Sala de Julgamento da 21ª Junta, João Pessoa

Ao final do encontro, todos os participantes unanimemente avaliaram como extremamente produtiva a experiência e que as outras Juntas deveriam fazer o mesmo, principalmente neste momento de intenso debate sobre a reestruturação e o fortalecimento dessas instâncias de recursos.

A caminho da Paraíba, os servidores em clima de interação,

degustam um tradicional café da manhã nordestino

O presidente da 21ª Junta, na Paraíba, agradeceu a presença e confirmou presença no dia 26 de junho, em Recife. Até sexta-feira, 12 de junho, estaremos divulgando a programação do Encontro.