Seminário do Serviço Social realizado no Sindsprev

Seminário do Serviço Social  é realizado no Sindsprev

As Novas Ofensivas do Capital e a Minimização dos Direitos foram os dois temas abordados no Seminário do Serviço Social do INSS, realizado nesta sexta-feira, dia 08/05, pela manhã, no auditório do Sindsprev/PE. O objetivo foi debater a política de Previdência Social em interface com as demais políticas públicas que compõem a Seguridade Social: Previdência, Saúde e Assistência Social.

A mesa de abertura do evento foi composta pela responsável técnica do Serviço Social da Gerência-Executiva Recife, Stela Pragrana; Kaline Sena, assistente social da Agência do INSS em Paulista; a secretária de Formação e Política do Sindsprev/PE, Leozina Barbosa e Natália Teixeira do Conselho Regional do Serviço Social 4ª Região.

“A nós e aos futuros profissionais parabéns pela escolha da profissão. A decisão pelo Serviço Social significa mais que eleger a vida profissional. Significa escolher de que lado estamos nessa sociedade, na qual a produção da riqueza é coletivizada, mas sua apropriação é individualizada por uma pequena minoria que super explora e degrada a vida de outros”, disse Kaline Sena ao saudar os participantes.

O Seminário foi aberto pela professora Berenise Rojas que propõe uma reflexão concernente à implantação do Sistema Único de Assistência Social referindo ao CRAS e CREAS na prestação de serviço e execução das ações. Após fazer uma breve abordagem sobre o tema. Berenise Rojas completou, “Precisamos contextualizar o debate, a partir da realidade contra reforma do Estado brasileiro e  situa o Serviço Social, como especialização do trabalho coletivo, bem como,  o projeto ético-político sob a lógica dos eixos  que dizem respeito à formação na competência da profissão " , disse resumidamente.

Já em sua palestra Maria Coutinho destacou as diversas mudanças societárias que repercutem para a a precarização do mundo do trabalho e dos serviços prestados pelo INSS entre eles o Serviço Social. " Modificam-se as condições de trabalho dos assistentes sociais e intensifica-se a tentativa de desmonte desta profissão no INSS " .

A doutoranda falou também que atualmente são postos como desafios à categoria profissional a tentativa de descaracterização do trabalho do assistente social previdenciário, com entendimento dúbio dos gestores a respeito do cargo de Analista de Seguro Social com formação em Serviço Social. “Estão demandando aos profissionais a realização de tarefas de competência de outros profissionais do INSS como: habilitação, concessão e revisão de benefícios assistenciais e previdenciários " , finalizou.