Dia de luta por ampliação de direitos

1º de Maio:  dia de luta por ampliação de direitos da classe trabalhadora

O 1º de Maio é mais do que um dia de comemoração, é um dia de luta. Na sexta passada (01/05), aconteceram manifestações em diversas cidades do País, organizadas pela CUT, e outras centrais sindicais. No Recife, a CUT-PE, Sindsprev, sindicatos e movimentos sociais saíram às ruas para defender direitos da classe trabalhadora.

A luta contra o PL 4330 da Terceirização e o apoio a greve dos professores foram alguns focos da mobilização. E por falar nisso, o Sindsprev-PE repudia a violenta repressão do governador tucano do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR), contra os trabalhadores da educação naquele estado.

O movimento intitulado " 1º de Maio de Luta da Classe Trabalhadora”, foi também em defesa da democracia, da Petrobras e da reforma política. As entidades organizadoras do ato iniciaram a concentração a partir das 9h, na Praça Oswaldo Cruz.

Por volta das 10h50, mais de cinco mil saíram em caminhada pela Avenida Guararapes, em seguida entraram na Rua da Aurora, subiram pela Ponte Princesa Isabel até a Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

Ao lado do Teatro Santa Isabel  houve princípio de tumulto quando policiais tentaram impedir a passagem do carro de som (trio elétrico) que acompanhava o ato público. As lideranças do movimento protestaram contra a repressão policial  e o  trio elétrico seguiu até o Palácio do Campo das Princesas.

Segundo a CUT continua a pressão contra a aprovação do PL 4330, que permite a terceirização em todas as funções de qualquer empresa e setor, retirando direitos dos trabalhadores. Também continua a luta contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial.