Semana da Classe Trabalhadora em Pernambuco

Programação em Pernambuco

Semana da Classe Trabalhadora reúne atividades de 26/04 à 1º de maio

Na Semana da Classe Trabalhadora, a CUT/PE, o Comitê da Campanha do Plebiscito Constituinte, o Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC) e dezenas de organizações, movimentos sociais e sindicatos saem às ruas de todo o país com o objetivo de defender as bandeiras de luta dos trabalhadores.

Em Pernambuco, a programação começou neste domingo (26/04), com o “Ato de Descomemoração da Rede Globo”. O evento foi realizado na Praça do Arsenal, no centro do Recife.

Audiência e ato público

Nesta segunda-feira, dia 27/04, será realizada uma audiência pública, no auditório do 6º andar, do Anexo I ao Palácio Joaquim Nabuco, no Edifício Nilo Coelho, para debater os avanços e desafios do trabalho doméstico decente. A sessão começa às 9h com previsão de encerrar às 12h. Durante a tarde, a categoria doméstica junto aos sindicatos cutistas fará um ato público no centro do Recife, com concentração às 15h, na Rua 7º de Setembro, em frente à Loja Americanas.

Seminário e plenária sindical

Na terça-feira, dia 28/04, três eventos estão previstos na programação. A partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores de Processamentos de Dados (SINPD-PE), na Rua Bispo Cardoso Ayres, nº 111, Boa Vista-PE, haverá o seminário sobre direito sindical, com previsão de término às 14h. No mesmo local, às 15h, ainda acontecerá a Plenária dos Movimentos Sociais. Já, às 19h, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristão (MTC), na Rua Gervásio Pires, 404, Boa Vista, vai acontecer uma mesa de debates com o tema: Pastorais Sociais na luta por Reforma Política para garantir Direitos.

Debates e cine popular

Na quarta-feira, dia 29/04, a Agenda da Semana da Classe Trabalhadora vai contar com o debate: Trabalhadores e PL4330: Luta contra a terceirização para garantir direitos, que vai acontecer às 19h, também no MTC. No mesmo horário, no bairro da Várzea, o Levante Popular da Juventude vai promover um Cine debate popular, na Praça da Várzea e CUT promoverá a Agenda CULT, com Paulo Matrico e Chico Pedrosa, no SINDPED. Antes, às 17h, no Ageu Magalhães/UFPE, acontecerá à atividade: Fortalecendo a Luta Sanitária: refundação do CEBES em Pernambuco.

Debate e calourada

Na quinta-feira, dia 30/04, os movimentos feministas do Recife promoverão o debate: Mulheres na luta por direitos, às 19hs, no MTC, na ocasião também acontecerá a preparação para o ato do dia 1° de maio. No mesmo dia, às 20h, na concha acústica da UFPE vai acontecer a Calourada do Levante Popular da Juventude.

Ato e passeata no dia 1º de maio

No dia do trabalhador, 1º de maio, Recife realizará o ato: Classe Trabalhadora nas Ruas para Garantir Direitos, com concentração às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista com passeata pelo centro do Recife.

Fonte: CUT Pernambuco