Servidores federais têm reunião no Planejamento

Campanha Salarial Unificada 2015

Servidores federais têm reunião

no Planejamento nesta sexta (20)

Nesta sexta-feira, dia 20/03, representantes de diversas entidades dos servidores públicos federais, entre elas a CNTSS/CUT, participarão de uma reunião convocada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília.

No encontro será colocada em pauta para o ministro Nelson Barbosa os eixos centrais que compõem a Campanha Salarial Unificada 2015 dos federais.  Uma das principais reivindicações é a luta por uma política salarial permanente com correção das distorções e reposição de perdas inflacionárias.

As entidades exigem um reajuste linear de 27,3%, percentual calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) estimado para o período de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%.

Para os dirigentes das entidades sindicais, a expectativa é que Governo Federal, que vem promovendo ajustes fiscais, deverá usar o cenário de crise para não negociar a pauta de reivindicações apresentada pelos servidores.

Diante disso, eles destacam que é necessária intensa mobilização dos servidores para pressionar o governo a abrir negociações e avançar na garantida dos direitos sociais e de serviços públicos de qualidade.

Fórum dos SPFs - A reunião de hoje (20/03) foi convocada no último mês de fevereiro, pelo MPOG, após o lançamento oficial da Campanha Salarial. O ato foi realizado pelo Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, em frente ao ministério do Planejamento.

Na ocasião, os representantes do Fórum dos SPFs tentaram ser recebidos pelo ministro Nelson Barbosa para apresentar a pauta, mas a solicitação não foi atendida.

Em decorrência da falta de resposta do MPGO, no início deste mês, o Fórum enviou ao ministro um pedido de esclarecimentos sobre o formato e a pauta que será discutida na audiência desta sexta (20). No documento, o Fórum cobra que na reunião seja respondida a pauta de reivindicações já protocolada.