Plenária da CNTSS ratificou plano de lutas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Plenária da CNTSS discutiu plano de lutas da entidade


O Sindsprev/PE está representado no evento pelos dirigentes  José Bonifácio, Francisca Alves e Irineu Messias, que foi  um dos debatedores da 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT.   


 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social realizou sua 6ª Plenária Estatutária entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento aconteceu em Florianópolis, reunindo cerca de 150 participantes, entre delegados e observadores, eleitos nos Sindicatos e Federações filiados à Confederação.  A abertura solene da 6ª Plenária Estatutária aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 26/11, em Mesa coordenada pelo presidente da Confederação, Sandro Alex de Oliveira Cezar.



Abertura da 6ª Plenária Estatuária da CNTSS/CUT realizada dia 26/11


Em seguida, foi feita a leitura do Regimento Interno da 6ª Plenária Estatutária, aprovado pelos delegados e delegadas. Para o presidente da CNTSS/CUT e também coordenador da Comissão Organizadora do evento, Sandro Cezar, a Plenária Estatutária é um momento de grande valor por reunir representantes das entidades filiadas de todo o país. São estas lideranças que farão uma avaliação sobre as ações e políticas realizadas pelos segmentos do Ramo da Seguridade Social, ao mesmo tempo em que olharão para o futuro e proporão novas estratégias de lutas para o próximo período.

 

Sandro Cezar, em entrevista recente, mencionou que “a 6ª Plenária é um momento privilegiado para a discussão sobre o Plano de Lutas aprovado no 6º Congresso da Entidade. Aproveitaremos esta oportunidade para fazer uma análise de conjuntura que possa dar um retrato atual do momento que o país vive de pós-eleições gerais. Olhar nosso Plano de Lutas com esta perspectiva será fundamental para qualificar nossas lutas na Seguridade Social,” afirma.

 

Análise de Conjuntura - De acordo com a secretária Geral da Confederação e também representante da Comissão Organizadora, Célia Regina Costa, a proposta apresentada para a 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT prevê dois eixos principais para os trabalhos dos delegados. “O primeiro está centrado em análises de conjuntura envolvendo o resultado do processo eleitoral e as perspectivas políticas, econômicas e sociais para os próximos quatro anos; os desafios do movimento sindical; possibilidades da Seguridade Social no novo cenário político. O outro eixo consiste na atualização da estratégia da CNTSS/CUT e as perspectivas e desafios da organização da Seguridade Social,” destaca.

 

Neste segundo momento, os participantes da Plenária deverão pautar suas discussões e debates pelo Plano de Lutas aprovado no 6º Congresso Nacional da Confederação, realizado em maio de 2013. As políticas gerais e as específicas que norteiam as ações dos Sindicatos e Federações filiadas à Confederação serão debatidas em grupos de trabalho e aprovadas em Plenário.

 

A programação prevista pressupõe uma agenda com três dias de trabalho. A primeira mesa de debates terá início ainda na manhã do dia 26 e abordará uma análise de conjuntura com o tema “Avaliação dos resultados das eleições gerais para o Brasil e as perspectivas políticas, econômicas e sociais para os próximos quatro anos”. Os trabalhas da tarde terão início às 14h30, com a exposição do tema “Os desafios do movimento sindical frente ao novo mapa político do Brasil”.



O dirigente do Sindsprev, Irineu Messias (ao microfone), foi um dos debatedores

 

Seguridade Social - A programação da quinta-feira, 27/11, terá início pela manhã com a mesa sobre “A Seguridade Social na perspectiva do novo cenário político nacional!”. O tema será trabalhado em três eixos principais: Saúde, Previdência e Assistência Social. Ainda no período da manhã será feita a apresentação com o tema “Atualizando a estratégia da CNTSS/CUT: Perspectivas e Desafios na Organização do Ramo da Seguridade“, coordenado pelo presidente da Confederação, Sandro Cezar.

 

A tarde deste dia será dedicada para os trabalhos em grupos. Neste momento, os delegados e delegadas discutirão as políticas gerais e específicas da Seguridade Social tendo como referência o Plano de Lutas aprovado no 6º Congresso da Confederação.

 

Na sexta-feira, 28, último dia da 6ª Plenária Estatutária, o período da manhã será dedicado a apresentação da sistematização das propostas para a atualização do Plano de Lutas da CNTSS/CUT para o próximo período. À tarde os delegados e delegadas devem retornar a seus Estados de origem.

 

Organização - A Comissão Organizadora da Plenária é formada por Sandro Cezar, Célia Regina Costa, Francisca Alves Sousa, Maria de Fátima Veloso Cunha e Cícero Lourenço da Silva, respectivamente, Presidente e secretários Geral, de Finanças, Relação do Trabalho e Políticas Sociais. Cláudia da Silva dos Santos e Arlindo da Silva Lourenço, respectivamente, 1ª Tesoureira e secretário de Relações Internacionais, também fazer parte da organização da Plenária. Confira a programação da plenária



Programação

 

25/11/2014 (Terça-feira)

 

12h00 (a partir) -Chegada dos delegados e delegadas

14h00 –Inicio do credenciamento de delegados e delegadas

15h00 –Reunião da direção da CNTSS/CUT

19h00 –Jantar

20h00 –Término do credenciamento

 

 

26/11/2014 (Quarta-feira)

 

9h00 – Abertura solene da 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT

9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h00:1ª Mesa – “Análise de Conjuntura: Avaliação dos resultados das eleições gerais para o Brasil e as perspectivas políticas, econômicas e sociais para os próximos quatro anos”

 

13h00 –Almoço

 

14h30:2ª Mesa – “Os desafios do movimento sindical frente ao novo mapa político do Brasil”

16h00 –Debate

18h00 –Término dos trabalhos do dia

 

 

27/11/2014 (Quinta-feira)

 

8h30 – Lançamento da Campanha “Chega de Racismo no Trabalho e na Vida”

9h00: 3ª Mesa – “A Seguridade Social na perspectiva do novo cenário político nacional”

10h30 –Debate

11h30: 4ª Mesa - “Atualizando a estratégia da CNTSS/CUT: Perspectivas e Desafios na Organização do Ramo da Seguridade”

 

12h30 -almoço

 

14h00: Trabalho em grupo

14h00 – 16h00 - 1º Momento:Políticas Gerais: nesse momento se organizarão em 3 grupos, divididos aleatoriamente, onde estarão aprovando as prioridades para os próximos 1 ano e meio.

16h00 – 18h00 - 2º Momento: Políticas Específicas: nesse momento os grupos estarão se reunindo por setor (Federais, Estaduais, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, Categorias e Saúde Privada) para aprovar as prioridades especificas para o próximo 1 ano e meio.

18h00 –Término dos trabalhos do dia

 

20h00 –Confraternização

 

 

28/11/2014 (Sexta-feira)

 

9h00 –Apresentação da sistematização das propostas das políticas gerais e especificas  para a atualização do Plano de Ação da CNTSS/CUT para o próximo período

 

12h00 –Almoço

 

13h30 –Encaminhamentos

14h30 -Retorno dos delegados e delegadas aos seus Estados de origem

 

 


Fonte: CNTSS/CUT

 

« Voltar