Instalada Mesa de Negociação dos servidores do MS

Participação do Sindsprev

Representantes da bancada dos trabalhadores na Mesa Local

Instalada Mesa Local de Negociação dos servidores do Ministério da Saúde (MS)

O Sindsprev, representado pelos dirigentes José Bonifácio, Francisca Alves e Marcondes Carneiro, participou nesta quinta-feira, dia 30/10, da assinatura do Termo de Compromisso para instalação da Mesa Local de Negociação Permanente do Ministério da Saúde no estado (MLNP/Nems-PE). A solenidade foi realizada no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE), que funciona no prédio da Sudene, no Recife.

As Mesas Locais são compostas pelas entidades sindicais de Pernambuco representativas dos servidores federais da área de saúde e  gestores públicos. O objetivo é debater e deliberar de forma consensual sobre temas de interesse e propostas de melhoria das relações de trabalho. Também definem ações para melhorias da relação de trabalho dos servidores federais descentralizados a estados e municípios, observadas as competências regionais do Núcleo Estadual e a governabilidade dos gestores.

Representação - O Sindsprev/PE e o Sindserp/PE estarão representados na mesa local, sendo seis representantes de cada entidade. Os diretores escolhidos pelo Sindsprev são: Marcondes Carneiro; José Bonifácio; Francisca Alves, João Rodrigues da Silva, Maria do Carmo Gomes e Severino Passos. A Mesa avaliará e sistematizará as pautas apresentadas pelas entidades sindicais. Serão discutidos temas que envolvem o conjunto dos servidores públicos, como carreira, reestruturação salarial, cessão de servidores, redistribuição e gratificações.

De acordo com a coordenadora geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Elizabete Vieira Matheus, o funcionamento terá os mesmos parâmetros da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde e da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público Federal (SRT/MPOG), porém com discussões ambientadas na realidade local dos trabalhadores. “ Essa Mesa é resultado de uma portaria nacional criada em 2003 e só agora foi implantada no Recife. Isso faz parte da política de democratização em relação ao trabalho no âmbito da saúde”.

Para José Bonifácio este é um momento histórico porque está sendo criado um espaço democrático importante de valorização e fortalecimento do diálogo permanente entre trabalhadores e  gestores públicos. “Vamos debater coletivamente as questões dos trabalhadores em Saúde e trocar experiências de negociação, fortalecendo o sistema de negociação para melhorar as condições de trabalho e os serviços prestados aos usuários do SUS”.

A primeira reunião ordinária da mesa local deverá acontecer em novembro e deverá ter como pontos de pauta o debate sobre  o regimento interno da mesa e a definição da agenda de reuniões. Os acordos pactuados na Mesa serão encaminhados através de instrumentos como protocolos, deliberações e termos de compromisso.

Confira ao vídeo sobre a instalação da Mesa Local de Negociação Permanente dos servidores do MS