Ato de protesto contra o SUT é realizado no Recife

Servidores da SRTE/PE realizaram ato público contra o SUT

No dia 15/09, pela manhã, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram  atos de protestos contra a possível criação do Sistema Único do Trabalho (SUT) em todo o país. Em nosso Estado, a manifestação aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, no Recife.

Com carro de som, faixas e cartazes, os trabalhadores denunciaram as perigosas conseqüências da implantação do SUT e como ele interfere na atuação dos servidores concursados.  A manifestação integra uma ação encabeça por entidades nacionais, entre elas a CNTSS/CUT. A atividade reuniu dirigentes sindicais do Sindsprev-PE e Sindsep-PE.

Para o diretor do Sindsprev, Irineu Messias, o sistema prevê a descentralização do MTE e, conseqüentemente, o seu enfraquecimento e fragilização. “Competências deste ministério serão transferidas para Estados e Municípios. Além disso, será legalizada a terceirização com a participação de empresas privadas em ações e prestação de serviços deste órgão.

O SUT é uma ameaça a todos os trabalhadores, pois o projeto está sendo apresentado pelo Governo Federal sem nenhum diálogo com os servidores e nem com a sociedade”.