Grito dos Excluídos 2014
As grandes e intensas manifestações que ocorreram no ano passado e início deste ano em todo o país serão lembradas este ano no 20º Grito dos Excluídos, evento que ocorre no feriado de 7 de Setembro.
Organizado por movimentos sociais e pelas pastorais católicas, o lema deste ano do Grito dos Excluídos é " Ocupar ruas e praças por liberdades e direitos " .
De olho na repressão policial e na violência do Estado
Organizações sociais de todo o país se preparam para as manifestações do já tradicional Grito dos Excluídos.
Neste ano é celebrada a vigésima edição do evento, que tem abrangência nacional e ocorre no dia 7 de Setembro, feriado da Independência.
Sempre atenta à agenda nacional, a coordenação do Grito escolheu para este ano o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. O foco é a repressão policial, a violência de Estado e o direito à cidade.
O Grito dos Excluídos é um conjunto de atividades que envolvem atos, romarias, seminários, marchas e apresentações culturais realizadas em vias públicas de todo o território nacional.
O evento é organizado pela Pastoral Social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizações e movimentos sociais. Entre eles, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Na edição deste ano, outro tema de destaque é o plebiscito sobre a convocação de uma constituinte pela reforma política, realizado entre os dias 1º e 7 de setembro.
A iniciativa pretende pressionar o parlamento por alterações no sistema político que garantam o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais e maior participação popular nos espaços de poder.