Curso dos Mil fortalece Campanha do Plebiscito

Curso dos Mil fortalece Campanha do Plebiscito Popular pela Reforma do Sistema Político

No sábado passado, dia 16/08, foi realizado no Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, em Caruaru, no Agreste, o " Curso das Mil Pessoas pela Constituinte " .

O curso teve o objetivo de discutir os limites do atual sistema político. A ação também foi uma preparação para o Plebiscito Popular, que irá acontecer na Semana da Pátria, entre os dias 01 e 07 de setembro deste ano, em todo o país.

O curso reuniu representantes de diversos movimentos e entidades sociais e sindicais de todas as regiões de Pernambuco, entre elas o Sindsprev/PE, que esteve presente com os seguintes dirigentes: Anilda Nascimento, Carminha Gomes, Edmilson Acioly, Esdras Soares, Izabel Fabrício, Márcio Ranieri e Marcondes Carneiro.

Sindsprev apoia mobilização do Plebiscito Popular em Pernambuco

A campanha do plebiscito é organizada por diversos movimentos sociais, sindicatos e organizações populares e tem como objetivo a criação de uma Assembleia Constituinte exclusivamente eleita que teria poder soberano para mudar o sistema político brasileiro. O Sindsprev-PE está engajado nessa grande mobilização nacional,  com participação em reuniões promovidas pela CUT-PE e atento às atividades que estão sendo programadas para acontecer até o início de setembro.

Entre as propostas a serem discutidas pela Constituinte está o financiamento público de campanha, mudança que também está em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal. Até abril deste ano, seis ministros haviam votado favoravelmente à proibição de doações  de empresas a candidatos e partidos, e um contra. A votação está suspensa, sem data para ser retomada por conta de pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes. Além disso, estão na pauta o voto distrital, distrital misto ou em lista, o fim das coligações proporcionais e a unificação das eleições em um mesmo ano eleitoral.

Segundo as entidades envolvidas na construção do plebiscito, a atual estrutura do poder político no Brasil e suas “regras de funcionamento” não permite que se avance para mudanças profundas.  Por isso, projetos que avançariam em pautas importantes como a democratização da mídia, e reformas na distribuição da terra, são constantemente barradas pelas forças conservadoras que dominam o Congresso.

Atualmente, o Congresso é composto por mais de 70% de fazendeiros e empresários; apenas 9% de mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira; 8,5% de negros, sendo que 51% dos brasileiros se autodeclaram negros e menos de 3% de jovens, que  representam 40% do eleitorado do Brasil.