Servidores serão transferidos para prédio alugado


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Riscos na Gerência Executiva dos INSS



Servidores serão transferidos para prédio alugado

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 06/08, no hall de entrada da Gerência Executiva Recife do INSS, o Sindsprev realizou assembleia com os servidores para analisar o resultado do Parecer Técnico da Secretaria Executiva da Defesa Civil do Recife (Sedec) sobre as precárias instalações físicas do local. Também foram discutidas medidas a serem adotadas para garantir a segurança dos trabalhadores e da população. O encontro teve a participação de gestores da Gerência Recife.


Após a leitura do parecer que aponta alto risco de sinistro no prédio, os servidores em conjunto com o Sindicato decidiram exigir do INSS, o mais rápido possível, o conserto nas instalações hidráulicas e elétricas, a correção das infiltrações nos telhados, ocasionadas pelas chuvas e a criação de uma brigada de incêndio para atendimento em situação de emergência. Esses reparos precisam ser feitos enquanto os gestores alugam  um imóvel, no centro do Recife, para a transferência dos servidores da Gerência Executiva. O Sindicato também vai reforçar junto ao Ministério Público do Estado o pedido de interdição imediata do prédio e a realização de uma audiência pública naquele órgão.  


A gerente substituta da Gerência Executiva, Valéria Gouveia, disse que já há dois projetos em tramitação: um de reforma geral do edifício, que deve ficar em obras durante três anos, e outro de locação de  imóvel para a transferência dos trabalhadores. Segundo ela, a idéia é alugar um imóvel que concentre todos os servidores, mas se isso não for possível, a equipe terá que se dividir em outros espaços locados. Informou ainda que pelo laudo do Corpo de Bombeiros, o INSS tem um prazo de 360 dias, a contar de 3 de julho de 2014, para realizar essa transferência e liberar o edifico para execução de reforma geral.


Defesa Civil-   O Parecer Técnico da Defesa Civil foi resultado de solicitação do Sindsprev de uma vistoria nas dependências daquela unidade de trabalho. No ofício, com data de 29 de maio, o Sindicato, na qualidade de representante dos servidores, denuncia a situação precária das instalações físicas da Gerência Executiva, solicitando até a interdição do prédio.


No parecer, a Defesa Civil informa que a vistoria foi realizada no dia 10/07 e foram confirmadas as irregularidades apontadas pelo Sindsprev,  inclusive com o registro de fotos dos principais problemas: paredes com rachaduras; instalações elétricas precárias com inúmeros  fios e plugues expostos e emendados; infiltrações na laje-teto com danos às ferragens que estão expostas e oxidadas; banheiros com manchas de infiltrações e trechos com ausência de revestimento; vigas com infiltrações de água da chuva, entre outros.


O documento concluiu que com base nas irregularidades constatadas, o prédio oferece alto risco  de sinistro às pessoas que estejam no local e faz as seguintes recomendações: inspeção criteriosa nas instalações hidráulicas e elétricas, atendendo às Normas Técnicas vigentes NBR -5410 e 6118 e vistoria nos telhados onde há infiltraçõesprovocados pelas chuvas.Ao final recomenda a realização o quanto antes  dos serviços apontados e que deverão ser executados por profissional ou empresa devidamente registrados pelo Conselho de Engenharia e Arquitetura (CREA).  





















  

 






















 

« Voltar