DI da Saúde será implantada em agosto
DI dos servidores da Saúde será implantada em agosto
Dirigentes da CNTSS/CUT e o coordenador do Sindsprev/PE, José Bonifácio, participaram na quinta-feira passada, dia 17/07, da reunião da Mesa Nacional de Negociação do Ministério da Saúde, realizada em Brasília (foto de capa). No encontro foram discutidos detalhes do pagamento da DPNI/VPNI, que aparecerá no demonstrativo salarial dos servidores como uma nova nomenclatura: Diferença Individual (DI).
De acordo com os ministérios da Saúde e do Planejamento, a Diferença Individual não foi implantada na folha de pagamento de julho dos servidores da Saúde por questões técnicas, mas os representantes do Governo Federal garantiram que a gratificação será incorporada aos contracheques de agosto, inclusive com a devolução dos valores que foram descontados de janeiro a junho deste ano.
Para os servidores do INSS, os representantes do governo garantiram que a DI será incluída na folha de pagamento ainda neste mês, inclusive com acumulado dos valores de janeiro a junho. O dirigente José Bonifácio avalia que a reunião foi positiva, pois foram esclarecidas todas as dúvidas quanto ao restabelecimento da DI, que foi uma conquista resultante da mobilização política dos sindsprevs e da CNTSS, com apoio de uma categoria disposta a lutar sempre unida.
Na Mesa de Negociação do Ministério da Saúda também foi apresentada a Minuta de Portaria que dispõe sobre cessão de servidores da saúde no âmbito do SUS e a Minuta Protocolo nº 009/2014, que trata da liberação de representantes de entidade sindicais para reuniões das mesas de negociação e outros eventos promovidos pelos sindicatos dos servidores públicos federais. Após serem debatidas e analisadas, as minutas serão divulgadas mais detalhadamente.
Vitória - A Lei nº 12. 998/14, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 20 de junho deste ano, assegurou, em seu artigo 30, o direito dos servidores da Saúde, Previdência e do INSS de receberem a gratificação. A conquista beneficiou também servidores do Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraíba.