Seminário debate seguridade que desejamos
Seminário debate a seguridade que temos e a que desejamos
O Sindsprev, com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco 4ª Região (Cress) e do INSS, promoveu nesta sexta-feira, dia 09/05, o seminário A Seguridade Social que temos e a que desejamos, outra “engrenagem” é possível. O evento foi realizado no auditório do Sindicato pela manhã e também marca os 70 anos do Serviço Social na Previdência Social. Compuseram a mesa de abertura o presidente do Cress, Celso Severo, a responsável técnica da Gerência Recife do INSS, Stella Pragana, e Márcia Amorim, representante técnica do Serviço Social na Região Nordeste. Os dirigentes do Sindsprev, Luiz Eustáquio e Silvia Regina deram as boas vindas aos mais de 300 participantes de Pernambuco e de outros estados do Nordeste.
“A realização deste seminário é importante para a luta dos assistentes sociais, para a história do Sindicato e para toda a categoria trabalhadora. Além disso, é uma oportunidade de estarmos compartilhando experiências com os colegas não só da nossa categoria, mas de outros espaços, visando contribuir na discussão sobre seguridade social”, destacou a dirigente Silvia Regina. O diretor Luiz Eustáquio aproveitou a ocasião e convidou os profissionais de serviço social para uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Assistentes Sociais. Esta reunião solene será realizada na Câmara do Recife, no próximo dia 14/05, das 10h às 12, no Plenário da Câmara.
A primeira palestrante foi a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Elizabete Mota, que falou sobre o tema Dialogando sobre os novos caminhos da Seguridade Social no Brasil: o desafio da interlocução entre as políticas de saúde, assistência e previdência social. “Não restam dúvidas de que estamos perante um processo de privatização, racionalização, burocratização e mercantilização da Previdência e da Saúde, disse a palestrante em sua intervenção durante o seminário. A professora também ressaltou a importância do evento e da temática porque revela “a preocupação com a dimensão pública da seguridade e, ao mesmo tempo, com os meios e formar de torná-la possível”.
A segunda palestrante foi a assistente social do INSS do Rio de Janeiro, Marinete Cordeiro, que falou sobre O fazer profissional do Serviço Social previdenciário: 70 anos na luta pela efetivação da Seguridade Social no Brasil. Esse assunto também foi abordado pela assistente social do INSS do Ceara, Evânia Severiano. As duas palestrantes frisaram a importância de se fortalecer as quatro dimensões da profissão: teórico metodológico, técnico operacional, ético e político e ideológico-cultural.
Assista ao vídeos do seminário