Cresce o apoio de congressistas aos servidores

Cresce o apoio de congressistas à

luta dos servidores pela DPNI/VPNI

MP632/2013 deveria ter sido votada nesta quarta-feira mas as pressões dos sindicalistas

e de outros setores atingidos pela lei resultaram no adiamento para o dia 16 de abril

José Bonifácio, Heleno Teixeira (Sindsprev-PB), Irineu Messias, deputado estadual Isaltino Nascimento,

Luiz Eustáquio e Ronaldo Augusto (Sindprev-AL) em audiência com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA)

Em um dia de intensas articulações no Congresso Nacional, dirigentes do Sindsprev-PE, José Bonifácio, Irineu Messias e Luiz Eustáquio, acompanhados do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB-PE), receberam o apoio político do Líder do Governo no Senado, José Pimentel (PT-CE). O senador entregou nas mãos do assessor legislativo do Ministério do Planejamento, Luiz Baião, os textos das emendas aditivas à MP 632/2013, propostas pela CNTSS e que determinam de forma definitiva a DPNI/VPNI dos servidores da Saúde, Previdência e INSS como parcelas salariais que não podem ser retiradas nem deduzidas pela administração federal.

O Líder do Governo no Senado, que já ocupou o cargo de Ministro da Previdência no segundo mandato do Governo Lula, promete empenho máximo no sentido de sensibilizar o Governo e se comprometeu a cobrar do Ministério do Planejamento um posicionamento a favor da reivindicação dos servidores. Também a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), integrante da Comissão Mista do Congresso que analisa a MP 632, se comprometeu com a luta coordenada pelo Sindsprev em conjunto com a CNTSS.

A senadora avaliou como necessária uma solução legislativa definitiva para o impasse criado com a medida que foi de encontro a acordos de greve firmados entre o Governo e os servidores federais em 2003 (INSS) e 2005 (Saúde e Previdência). Uma outra reunião, com o deputado federal João Paulo (PT-PE), que é relator revisor da Medida Provisória, foi realizada na Câmara Federal e o parlamentar também se comprometeu com a defesa das reivindicações dos servidores. A MP 632 deveria ter sido votada nesta quarta-feira, mas as pressões do Sindsprev e da CNTSS e de outros setores da sociedade atingidos pela redação da lei, resultaram em um adiamento da votação na Comissão para o dia 16 de abril.

Os dirigentes do Sindsprev têm ainda, nesta quarta-feira (02/04) audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), onde buscam intensificar o movimento de apoio às reivindicações dos servidores. Há, ainda, uma expectativa de pronunciamento oficial do Ministério do Planejamento para esta quinta-feira (03/04), conforme acertado em reunião com a secretária de Gestão do MPOG, na semana passada. Na manhã de hoje, os dirigentes estiveram reunidos com o Coordenador Geral de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes, que destacou que o instituto aguarda o posicionamento do Ministério do Planejamento sobre o assunto.

Coordenador Geral de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes, aguarda para esta quinta-feira (03/04),

pronunciamento oficial do Ministério do Planejamento acerca das reivindicações dos servidores

Dirigentes do Sindsprev receberam apoio do líder do Governo no Senado, José Pimentel (PT-CE),

primeiro à esquerda