Servidores reclamam das condições de trabalho

Servidores da Saúde reclamam das condições de trabalho no Núcleo Estadual

O dirigente do Sindsprev-PE, Irineu Messias, realizou uma reunião no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, na manhã da segunda-feira (17-02). Ele foi conferir queixas dos servidores do órgão acerca das condições de trabalho vigentes na repartição. Segundo os trabalhadores, são precárias as condições de trabalho oferecidas na repartição e as exigências acerca do novo ponto biométrico, implantado recentemente, são desiguais para os servidores da Saúde e de outros órgãos, como os do IBGE.

“A gente é obrigado a registrar, além da chegada e da saída no local de trabalho, a ida e a volta do almoço, mas outros servidores federais não têm a mesma obrigação. Por que a descriminação com a gente?”, questiona uma servidora. Também o deslocamento até as máquinas de ponto, localizadas no térreo e no quarto andar, obriga os servidores a estarem subindo e descendo escadas para cumprir a norma. “Aqui todo mundo tem mais de 50 anos, muitos realizam a refeição na copa e mesmo assim têm que se subir e descer escadas apenas para registrar hora de almoço”, reclama.

O sistema implantado também é alvo de crítica. Segundo relatam, o programa não dá conta das diferentes cargas horárias do Núcleo, e muitas vezes as impressões digitais não são reconhecidas. Ao tempo que inovações tecnológicas são adotadas para controle das horas dos servidores, condições básicas de trabalho são ignoradas. Exemplo das incontáveis gambiarras nas ligações elétricas e eletrônicas da repartição, oferecendo inclusive riscos de incêndio.

Pior quando chove, pois as janelas fecham mas não vedam e a água se acumula em poças espalhadas por todos os cantos, reclamam. Também acusam a falta de água para beber, de papel higiênico nos banheiros e a presença de ratos e baratas nas dependências do Núcleo. Outra reivindicação é pela implantação de um posto de atendimento médico para os servidores.

Irineu Messias afirmou aos servidores que as reivindicações serão levadas ao conhecimento da Coordenadora Nacional de Recursos Humanos, em Brasília, durante a reunião da Mesa Setorial Nacional. Na oportunidade será discutida também a instalação das mesas setoriais estaduais, ligadas diretamente à coordenação de RH do Ministério da Saúde. “Com a implantação das mesas setoriais estaduais, fatos como esses seriam resolvidos mais rapidamente”, observa o dirigente do Sindsprev-PE, enfatizando que a proposta está sendo bem aceita no Ministério.