Participam do lançamento de campanha salarial


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email












Previdenciários de PE participam do lançamento da campanha salarial 2014 em Brasília



Um grande ato público, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, marcou o lançamento nacional da campanha salarial 2014 dos servidores federais, nesta quarta-feira, dia 05/02. Centenas de trabalhadores, de diversos estados do País, estiveram presentes na mobilização, entre eles uma caravana do Sindsprev de Pernambuco, composta por servidores da Saúde e da Previdência Social. A concentração foi em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

 

Com o processo de negociações estagnado há um ano, os servidores prometem pressionar o Governo, neste período de Copa do Mundo, para terem suas demandas atendidas. Munidos de faixas, cartazes, bandeiras e carros de som, exigiram a retomada das negociações e uma mudança de postura do Governo nas relações com os servidores federais. A única vez em que foram recebidos pela ministra Miriam Belchior foi logo após sua posse, no início do governo Dilma e a última reunião realizada no MPOG, para tratar da pauta unificada dos federais, ocorreu há um ano.

 

Depois de muita pressão, uma comissão de dirigentes de entidades nacionais, entre elas a CNTSS/CUT, foi recebida pelo Secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e pelo Secretário Executivo do MPOG, André Bucar. Os representantes do Governo se comprometeram em dar uma resposta oficial à pauta de reivindicações dos servidores no início de março e de agendar uma reunião do Fórum Nacional com a ministra Miriam Belchior.

 

Para o Coordenador Geral do Sindsprev/PE, José Bonifácio, que participou do ato em Brasília, “este é um momento muito importante de construção da mobilização dos servidores. É fundamental nós intensificarmos a luta e a conscientização da nossa categoria nos locais de trabalho e irmos às ruas pressionar o Governo para destravar o processo de negociação”, afirma.


Estão entre os eixos que integram a pauta de reivindicações dos servidores públicos federais:


 

  •  luta por uma política salarial permanente;

  •  paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas;

  •  definição de data-base;

  •  regulamentação da negociação coletiva;

  •  diretrizes de plano de carreira;

  • retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam a categoria;

  • cumprimento por parte do governo de acordo e protocolos de intenções firmados em processo de negociação.

Esta pauta de reivindicações foi protocolada pelas entidades nacionais no dia 24/01, no Ministério do Planejamento.  

Serviço público padrão Fifa - No ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo, a campanha salarial tem como tema Jogando juntos a gente conquista Serviço Público Padrão Fifa. A idéia é lembrar aos servidores que eles são um time que serve ao país e deve ser valorizado como toda equipe que pretende se sagrar campeã. Também faz um contraponto aos gastos do governo com esse evento, além de exigir o mesmo investimento nos serviços públicos e valorização do servidor.







Leia matéria anterior

 

« Voltar