Comemoração do Dia do Aposentado

Sindsprev promove comemoração do Dia do Aposentado

Na quarta-feira passada,  dia 29/01, no Centro de Formação e Lazer (CFL), o Sindsprev promoveu comemoração em homenagem ao Dia do Aposentado.  O evento foi aberto com uma aula de ginástica laboral, ministrada pela professora Luciane Santana. Um grupo de aposentados participou das atividades de estimulo ao corpo e de exercícios de alongamento.  Em seguida os dirigentes do Sindicato, Amara Vital, Luiz Eustáquio e José Bonifácio, saudaram os cerca de 500 participantes do evento, destacando a importância de se promover ações de integração e congraçamento entre os presentes.

Também compôs a mesa de abertura o deputado estadual Isaltino Nascimento, que falou das conquistas dos idosos e aposentados nos últimos anos e a luta do Sindsprev na defesa dos direitos daqueles que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público. A programação teve continuidade com a palestra sobre o tema Sexualidade na Terceira Idade, com a psicóloga e pedagoga Rute Bacelar (foto de capa), que arrancou aplausos e recebeu muitos elogios pela sua vitalidade aos 92 anos.

“Envelhecimento não é sinônimo de doença. O que existe é um desgaste natural do nosso corpo, que depende muito do que fazemos com ele durante a nossa vida”. Com essas palavras, Rute Bacelar iniciou sua palestra que esclareceu conceitos relacionados à velhice e deu dicas de como envelhecer saudavelmente, ativamente e produtivamente.

De acordo com ela, " falar da sexualidade das pessoas idosas é referir-se a um assunto contraditório e polêmico. Tanto o homem quanto a mulher, na velhice, sofrem as consequencias dos preconceitos e da falta de informações sobre a sexualidade. O Homem porque " perde " a sua virilidade e nas mulheres ainda há o problema corporal, a perda da beleza física”.

Para Rute Bacelar, o desejo de prazer é parte integrante da vida do individuo, independentemente de sexo, idade, raça e religião. Se a pessoa estiver psicologicamente e organicamente saudável, o desejo de prazer poderá existir durante toda a vida.

Assista ao vídeo com a psicóloga Rute Bacelar