Desigualdade racial no mercado de trabalho

Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho é tema de debate

No mês da Consciência Negra, o Sindsprev promoverá o seminário Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho. A atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 22/11, a partir das 14h, no CFL. O evento terá como debatedores representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Dieese e ativista do Movimento Negro. Além do debate, haverá a apresentação do Coral Voz Nagô.

A defesa da igualdade racial já está consolidada como uma luta permanente do movimento sindical e o Sindsprev tem dado destaque sobre o assunto nos últimos anos, principalmente com o foco na construção da consciência negra.

Para a secretária de Políticas Sociais e Culturais, Anilda Nascimento, é preciso fortalecer as discussões sobre o assunto junto à categoria e lutar pela criação de políticas públicas capazes de superar as desigualdades entre brancos e negros no mundo do trabalho.

“As diferenças são profundas e os trabalhadores negros continuam ganhando menos e ocupando postos de menor qualificação e com menos proteção social. O movimento sindical tem que pautar junto aos governos e às empresas, ações de promoção de igualdade, destaca a dirigente do Sindsprev-PE.

Dia Nacional da Consciência Negra – Celebrado em 20 de novembro, é o dia dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e sempre é um momento para lembrar da resistência do negro à escravidão.