Ações para enfrentar modelo de gestão do INSS


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Sindsprev visita APS e divulga estratégias sindicais para enfrentamento ao modelo de gestão no INSS






Na manhã desta terça-feira, dia 12/11, a direção do Sindsprev iniciou, com visitas às Agências da Previdência Social (APS) do Corredor do Bispo, Mário Melo e Encruzilhada, uma série de reuniões nas APSs do Recife e Região Metropolitana.


A atividade tem o objetivo de divulgar entre os servidores do INSS as novas estratégias de luta do Sindicato no enfrentamento ao atual modelo de gestão do órgão, que é gerencialista-produtivista. Esse padrão de gerenciamento valoriza mais o produto e/ou serviço, em detrimento da pessoa que realiza o trabalho, ou seja, os servidores públicos do órgão.


 A ação também visa convidar os trabalhadores a participarem do lançamento da pesquisa sobre Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, a ser realizado nesta segunda-feira, 18/ 11, às 15h, no auditório da Livraria Cultura, Paço Alfândega, no Bairro do Recife. A pesquisa vai identificar os problemas vivenciados pelos servidores do INSS e que são provocados pelo modelo de gestão do Instituto. Durante as visitas está sendo distribuído folder com as informações detalhadas sobre as estratégias adotadas pelo Sindicato.


Para conscientizar os servidores sobre esse padrão de gerenciamento  nocivo à saúde dos trabalhadores também está sendo encenada, pela Companhia de Teatro TV Sindical, uma peça  com duração de 20 minutos durante as visitas nas unidades de trabalho. Na peça, quatro atores retratam as dificuldades enfrentadas pelos servidores no seu dia a dia nos locais de trabalho. 


 “ Somos cobrados por metas o tempo todo e pela agilidade na resolução dos problemas. Esse padrão acaba gerando uma situação ruim entre os próprios servidores, uma vez que precisamos atingir as metas para não termos descontos nos salários. Está chegando ao ponto de alguns funcionários solicitarem afastamento para tratamento médico”, disse a servidora da APS do Corredor do Bispo, Sulamita  Vicente Araújo.


Nesta mesma agência, registramos uma vítima desse sistema de metas implantado pelo Governo Federal desde 2009. No sistema, os servidores passaram a ser remunerados por produtividade.  A servidora Alzira Soares está  em tratamento com psiquiatra e psicólogo em decorrência da excessiva jornada de trabalho. Nos próximos dias serão visitadas outras unidades, como as APSs de Paulista, Olinda, Afogados, Pina, Areias, Casa Amarela e Jaboatão


Pesquisa: Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho


Neste mês de novembro será aplicada uma pesquisa sobre Gestão dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho com, pelo menos, 20% do total da categoria em Pernambuco.

 

A pesquisa quantitativa será por meio eletrônico e em papel, e a qualitativa por meio de entrevistas coletivas realizadas com quatro grupos com a participação de dez servidores em cada um, somando um total de 40 participantes.

 

Os questionários serão disponibilizados no site do Sindsprev e nas Agências da Previdência Social (APS). 

 

Também serão realizadas oito entrevistas individuais com dirigentes sindicais e análise documental. O protocolo que faz parte da pesquisa quantitativa deverá ser aplicado no período de 18 a 29 de novembro, via eletrônica e em papel. Este trabalho está previsto para ser concluído em março de 2014.

 

A finalidade é mapear os indicadores atuais e subsidiar a elaboração de um modelo de gestão coletiva do trabalho, alternativo ao modelo vigente no INSS.

 

No final, será apresentado um relatório com a proposta dos novos indicadores de gestão organizacional, detalhando os dispositivos para uma gestão coletiva da organização do trabalho.



Clique aqui e leia na íntegra o folder Estratégias sindicais para enfrentamento ao modelo de gestão no INSS

































 

























































« Voltar