Propostas ações em defesa dos servidores da saúde

Sindsprev e delegados sindicais propõem ações em defesa dos servidores do Ministério da Saúde

Nesta quarta, 06/11, no Centro de Formação e Lazer (CFL), reuniram-se dirigentes do Sindsprev e delegados sindicais que são servidores do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa, além de integrantes do comitê dos aposentados.

Na abertura, às 14 horas, os diretores do Sindsprev, José Bonifácio e Luiz Eustáquio, destacaram a importância do maior engajamento dos delegados sindicais na identificação da realidade vivenciada pelos servidores nos hospitais, nas demais unidades de saúde e também na Anvisa.

O dirigente Irineu Messias explicou que o principal objetivo da reunião era expor e debater os desafios e problemas existentes nos locais de trabalho. Segundo ele, “A partir desse levantamento, vamos apresentar propostas para enfrentar e solucionar as condições adversas, através da construção de estratégias de luta na base do Ministério da Saúde e Anvisa”.

Em seguida, das 15 às 16h, os participantes foram distribuídos em quatro grupos de trabalho para facilitar e agilizar a discussão. Em seguida, até às 18 horas, cada grupo apresentou uma síntese das dificuldades enfrentadas pelos servidores e propostas para solucionar os problemas que impedem o bom andamento das atividades dos trabalhadores e um melhor atendimento aos usuários.

Em diversos locais de trabalho, foram identificados problemas relacionados ao ponto eletrônico, avaliação de desempenho, assédio moral; perseguição por não cumprimento de cotas; modificação da lei de produtividade sem atrelamento a cursos de capacitação; adoecimento freqüente de servidores (doenças do trabalho e por contágios); descontos absurdos por afastamento dos funcionários;  quadro funcional reduzido para atender as demandas; entre outros.

Quanto à estrutura geral, foram destacados os seguintes pontos: demora na marcação de consultas, principalmente de neurologia, ortopedia e urologia; falta de água, energia, medicamentos e outros produtos hospitalares; além de materiais de expediente, higiene e limpeza.

Para enfrentar e mudar essa realidade, foram apresentadas as seguintes propostas: maior articulação com os conselhos gestores das unidades de saúde; elaboração periódica de relatórios pelos delegados de base para ser encaminhados ao Sindsprev;  denúncia a ser feita pelo Sindicato dirigida ao Conselho Estadual de Saúde em relação ao não cumprimento das ações do PPA; instalação da Mesa Estadual de Negociação Permanente para os servidores da saúde; entre outras.

O coordenador do Sindsprev-PE, José Bonifácio, considerou que “a reunião foi positiva tanto no aspecto da participação expressiva dos delegados de base e dos aposentados, quanto pela consistência do debate e das propostas apresentadas”.