Sindsprev luta por turno estendido em agências

Sindsprev luta para que agências não percam turno estendido

Nas últimas semanas, o Sindsprev vem acompanhando atentamente o resultado do último ciclo avaliativo de cumprimento das metas das Agências da Previdência Social (APS’s) de Pernambuco, referente ao período de julho a setembro de 2013

Na terça-feira passada, dia 05/11, pela manhã, na sede do Rotary Clube de Caruaru, o dirigente Luiz Eustáquio esteve reunido com o  diretor  de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca. O gestor do INSS veio a Pernambuco com a coordenadora de Gerenciamento de Atividades Médico-Periciais, Sandra Cavalcanti Botelho, e o coordenador de Gerenciamento de Serviços à Rede de Atendimento, Robinson Flávio, participar de encontro com a Gerência Executiva do INSS de Caruaru.

Na oportunidade, Luiz Eustáquio destacou que a luta pela manutenção e extensão da jornada de 30 horas para todos os servidores do INSS está cada vez mais associada à luta contra a imposição e cobrança de metas de produtividade inatingíveis.  Ele reafirmou que o Sindicato vai se desdobrar para evitar a política de suspensão do turno estendido e o aumento da jornada de 40 horas nas agências.

Na conversa com o gestor  do INSS demonstrou a sua preocupação com a situação dos servidores das APS’s de Palmares, Surubim e Encruzilhada, que estariam com indicadores negativos no cumprimento de metas e, portanto, na iminência da perda do turno estendido e, em consequência, a volta da jornada de 40 horas para os trabalhadores daquelas unidades. Estavam presentes ao encontro os gerentes das APS’s de Surubim e Encruzilhada, respectivamente Paulo Roberto e Tadeu Campos de Araujo.

Reuniões-  Na sexta-feira passada, 1º de novembro, a direção do Sindicato já havia debatido esse tema com o Superintendente Regional Nordeste do INSS, João Maria Lopes.

Após esse encontro, diretores do Sindsprev também reforçaram a discussão desse assunto e foram levantar os problemas vivenciados pelos próprios servidores das três APS’s em seus locais de trabalho: na sexta, o debate foi com os trabalhadores de Palmares e Encruzilhada, e na segunda, 04/11, com os funcionários da APS de Surubim.

“Eles nos relataram que o não cumprimento das metas estabelecidas foi ocasionado principalmente pela insuficiência do número de médicos peritos e o afastamento de alguns servidores  administrativos para tratamento de saúde”, disse Luiz Eustáquio.

De acordo com o dirigente, o Sindicato não considera justo que essas agências percam o turno estendido porque os motivos que levaram ao não cumprimento das metas estabelecidas no último ciclo foram ocasionados por questões que não dependem do trabalho dos servidores.

Diante disso, o Sindicato já está articulando para os próximos dias, em conjunto com a direção da CNTSS/CUT,  uma reunião em Brasília, com a diretoria de Atendimento do INSS,  em busca de uma negociação e um entendimento visando a manutenção do turno estendido nessas agências.