Sindsprev apoia movimento de fortalecimento do MTE
Auditores-Fiscais do Trabalho e Servidores Administrativos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco – SRTE/PE realizaram, na segunda, 21/10, um “Encontro pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”
.
Organizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait – Delegacia Sindical de Pernambuco), pela Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Afitepe) e pela Associação dos Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho/PE (Astrape), o encontro teve a participação de dirigentes do Sindsprev-PE, Sindsep-PE, Sindsprev-SE, Sindicato dos Portuários do Recife, CUT-PE e outras centrais sindicais.
O presidente da Afitepe, Carlos Silva, afirmou que o objetivo do movimento é melhorar as condições de trabalho no MTE e solucionar outros problemas que prejudicam a prestação de serviços à sociedade. Para isso, busca engajar outras entidades e categorias para fortalecer a luta. Em seguida, foi feita a leitura da proposta de Carta Aberta, cujo texto foi discutido pelos participantes do encontro.
Dirigentes das centrais sindicais CUT, CSB e NCST denunciaram que o MTE está muito sucateado, sendo necessário acabar com as ingerências no órgão, em respeito aos trabalhadores e servidores. Na luta pela valorização dos servidores e dos Auditores-Fiscais do Trabalho, defenderam que todos precisam estar unidos na luta contra o trabalho escravo, o trabalho infantil e o trabalho degradante.
A CUT informou que está recolhendo assinaturas num Abaixo-Assinado pelo aumento do número de Auditores-Fiscais e pelo plano de carreira dos Servidores Administrativos do MTE.
O dirigente do Sindsprev-PE, Irineu Messias, reforçou a necessidade de fortalecer a estrutura do MTE, especialmente na ação de fiscalização do trabalho. “É preciso ampliar e intensificar o combate à chaga social do trabalho escravo, que para tristeza nossa, ainda é praticada nos dias de hoje por alguns empresários do capitalismo cruel”, lamentou Irineu.
Representantes das entidades sindicais também reafirmaram o apoio à luta dos servidores pela valorização das carreiras, pela independência e fortalecimento do MTE, além do reconhecimento da atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho.
Também estiveram presentes o Superintendente Regional André Luz Negromonte (SRTE-PE) e os deputados federais João Paulo Lima (PT/PE) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE).
Leia abaixo a Carta Aberta, aprovada e assinada pelas entidades presentes: CUT, Força Sindical, CSB, CTB, Sindsprev-PE, Sindsprev-SE e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape).
Carta aberta à população do Movimento pelo Fortalecimento do MTE.pdf