Promotor vai ajuizar ação para embargar obra

Audiência no Ministério Público de Pernambuco

Promotor vai solicitar embargo da construção do terminal de ônibus no HGV

Na tarde desta segunda-feira, 21/10, na Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi realizada mais uma audiência sobre a construção do terminal integrado de ônibus no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Participaram representantes do Sindsprev, Sindicato dos Médicos, Secretaria Estadual das Cidades (SECID), servidores e usuários.

O promotor de Justiça, Ricardo Coelho, lembrou os pontos controversos abordados na audiência anterior e cobrou uma resposta conciliatória da Secretaria das Cidades.

Por sua vez, o secretário executivo da SECID, Gustavo Gurgel, respondeu negativamente a todas propostas apresentadas pelos sindicatos e servidores.

Entre elas, a climatização de setores do HGV, que solucionariam problemas do calor e da poluição. O representante do Governo de Pernambuco alegou que além de não constar no projeto do TI de ônibus, implicaria em altos custos.

Em relação aos impactos na estrutura física do hospital, o representante da Secretaria das Cidades repetiu o mesmo argumento apresentado anteriormente de que “a técnica de construção não causará abalos ou fissuras no prédio do HGV” e que a trepidação da movimentação dos ônibus também não provocará nenhum dano.

Quanto à derrubada de árvores também repetiu alegação anterior de que não causa prejuízo ambiental, pois, segundo ele, “o projeto paisagístico prevê a introdução de novas espécies de árvores”. Negou ainda, a possibilidade de destinar área para um novo estacionamento.

Enfim, o Governo do Estado permaneceu insensível e intransigente diante da busca de solução para os graves problemas provocados pela construção do terminal de ônibus no HGV, que prejudicará servidores, pacientes e os próprios usuários de ônibus.

Por outro lado, os dirigentes do Sindsprev e do Sindicato dos Médicos, representantes dos servidores e usuários reforçaram sua indignação com o descaso total do Governo de Pernambuco.

Diante disso, o promotor de Justiça lamentou a falta de uma proposta conciliatória por parte do governo e anunciou que vai ajuizar ação solicitando o embargo da construção do Terminal Integrado de ônibus junto ao Hospital Getúlio Vargas.

Leia matéria publicada no Diário de Pernambuco, edição do dia 22/10/2013:

MPPE quer para obras do corredor Leste-Oeste (Terminal de ônibus junto ao Hospital Getúlio Vargas)

Confira matéria anterior do nosso site:

MPPE: Promotor recomenda adaptações na construção do terminal de ônibus no HGV