Definidas ações em defesa dos servidores do MS
Na quinta, 17/10, o Sindsprev realizou reunião temática com a participação de seus diretores que são servidores do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é traçar estratégias de ação a partir de um diagnóstico realizado nos locais de trabalho, o que já está sendo feito no INSS.
Esta iniciativa visa fortalecer as ações que a direção do Sindsprev vem desenvolvendo ao longo dos anos em defesa dos direitos e das reivindicações dos trabalhadores da saúde, INSS e Anvisa, especialmente em relação à questão salarial, ações jurídicas e condições de trabalho.
Após o debate entre os participantes, foram definidas as seguintes propostas de ações:
- Realizar reunião periódica com os delegados sindicais de base da saúde e Anvisa. A primeira está agendada para o dia 06/11 às 14h, no Sindicato.
- Articular a participação dos diretores e delegados de base nos conselhos gestores dos hospitais;
- Propor ao MS a instalação do SIASS (Sub-Sistema Intersetorial de Atenção à Saúde dos Servidores) no NEMS, para atender todos os servidores do MS.
- Cobrar ao NEMS maior comprometimento e acompanhamento aos servidores cedidos ao SUS na solução dos problemas enfrentados nas unidades estadualizadas e municipalizadas;
- Promover um seminário com os servidores cedidos ao SUS, com participação de representantes da Coordenação Geral do Recursos Humanos do MS de Brasília.
Os diretores do Sindsprev lotados no MS e na Anvisa deverão se reunir periodicamente para informar e avaliar o andamento dos encaminhamentos deste primeiro encontro.