Reuniões com gestores do INSS e da Previdência


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Avaliação de Desempenho e Junta de Recursos


Sindsprev reuniu-se com gestores do INSS e da Previdência Social



AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO- Na terça, 08/10, em Brasília, o dirigente do Sindsprev-PE, Irineu Messias, reuniu-se com o coordenador geral do Recursos Humanos do INSS, José Nunes Filho. O objetivo foi cobrar a realização de reuniões periódicas dos Subcomitês de Avaliação de Desempenho (SADs). Atualmente, não estão ocorrendo reuniões dos SADs nas quatro Gerências Regionais do INSS em Pernambuco: Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.


O Sindsprev defende que estas instâncias voltem a funcionar com periodicidade regular para cumprir seu papel de debater e negociar políticas e critérios da avaliação de desempenho.


José Nunes, que é também presidente do Comitê Gestor Nacional de Avaliação de Desempenho – CGNAD,  comprometeu-se a enviar ofícios às Gerências Executivas com orientação para a retomada das reuniões dos SADs, que têm na sua composição representantes dos servidores e dos gestores.




JUNTA DE RECURSOS- No mesmo dia, Irineu Messias também esteve em reunião com o coordenador geral de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Previdência, Eduardo Filizola. Na ocasião, o dirigente do Sindsprev reivindicou a realização de cursos de capacitação sobre legislação previdenciária, dirigidas aos servidores da Junta de Recursos do INSS.


Em resposta, o representante do INSS recomendou que a solicitação dos cursos fosse protocolada através de ofício pela Junta de Recursos junto ao Ministério da Previdência.


Além disso, Eduardo Filizola informou que atualmente já existem financiamentos para cursos de graduação. Em relação à reivindicação de Pós-Graduação, a proposta deverá ser discutida no planejamento do Ministério para 2014, que já está em andamento.




CONSELHO DE RECURSOS- Ainda na tarde da terça-feira, 08/10,em Brasília, o dirigente do Sindsprev, Irineu Messias, reuniu-se com o presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Manuel Dantas. Foi solicitada resposta ao documento “Sugestões de novos processos de trabalho para a 3ª Junta de Recursos de Pernambuco”, elaborado pelos servidores juntamente com o Sindsprev-PE.


O presidente do CRPS reafirmou que a maioria das propostas já podem ser executadas, exceto o Programa de Educação Previdenciária e Recursal, que depende da disponibilização orçamentária do Ministério da Previdência. Ele afirmou que isso será formalizado em ofício a ser enviado ao Sindicato.


Além disso, Manuel Dantas entregou cópia de uma portaria, que será assinada pelos presidentes do INSS e do CRPS que trata do recebimento do protocolo de recursos de benefícios por servidores das unidades julgadoras do CRPS, no âmbito das agências da Previdência Social (APS’s).


Por fim, foi assumido o compromisso de realizar outra reunião com a participação da CUT, CONTAG e CNTSS para discutir uma maior participação dos trabalhadores na composição das Juntas de Recursos e maior divulgação do seu funcionamento e seus objetivos.

« Voltar