Orçamento e Finanças do Controle Social
Conselheiros de saúde recebem capacitação sobre orçamento e finanças
Com o objetivo de levar informações sobre a importância da participação na elaboração e fiscalização do orçamento público da saúde, o Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou a VII Oficina Regional de Orçamento e Finanças do Controle Social. O encontro foi realizado na cidade de Arcoverde e contou com a participação de 140 conselheiros estaduais de saúde, entre eles as duas representantes do Sindsprev no CES, Ivonete Batista e Iacelys Carvalho.
Na programação palestras e debates de assuntos como Promoção a Transferência Pública e Acesso a Informação e dados públicos; Atuação TCU e o Controle Social: Participação do Cidadão no Controle dos Recursos Públicos e Desafios do Financiamento do SUS e sua importância no Controle Social. A oficina, realizada nos dias 24 e 25 de setembro, é uma parceria entre o CES e o Tribunal de Contas.
A conselheira Ivonete Batista destacou a importância da capacitação dos representantes do CES para o exercício de controle social. “ Os debates foram esclarecedores e tiraram dúvidas sobre o direcionamento das demandas aos órgãos responsáveis. Ficamos sabendo o que deve ser feito em caso de irregularidades por parte da gestão pública. Fiquei feliz em ver o interesse e participação dos conselheiros”, disse.