Manobras que ameaçam a democracia no Brasil

O que realmente aconteceu no dia 7 de setembro?

Devemos estar atento às manobras que ameaçam a democracia no Brasil

Existe uma diferença enorme entre as manifestações legítimas de movimentos organizados da sociedade e “protestos” orquestrados por grupos que têm apenas o objetivo de criar um clima aparente de instabilidade social e política no País.

Grupos incentivados direta ou indiretamente pelos mesmos protagonistas do Golpe de 1964, entre eles, os jornais e emissoras de TV que apoiaram a sangrenta ditadura militar instalada no Brasil (1964-1985) e outros países da América Latina.

Nesta semana, manifestantes legítimos do povo chileno foram às ruas para lembrar as atrocidades cometidas no nosso país vizinho à época do regime de exceção (1973-1990). Amanhã, 11/09, faz 40 anos que foi derrubada a democracia no Chile, com a deposição violenta do presidente Salvador Allende, eleito pelo voto direto da população.

Temos o dever cívico de repudiar qualquer tentativa de quebra da ordem constitucional, de interrupção do nosso processo democrático ainda em construção, como os recentes golpes ocorridos em Honduras e Paraguai, articulados por empresários e políticos de direita, com apoio dos Estados Unidos. Não é à toa que o governo dos EUA vive espionando todo mundo no mundo todo.

Qualquer pessoa ou grupo social pode discordar do atual governo federal e dos governos estaduais e municipais. É salutar e legítimo exigir mudanças, maiores avanços nos serviços públicos, nas áreas sociais, na distribuição de renda e na inclusão social. É importante fazer pressão para que as transformações aconteçam.

Em relação aos protestos ocorridos, principalmente a partir de junho deste ano,  podem ser observadas várias nuances, que precisam ser analisadas de forma criteriosa. A maioria dos manifestantes tem objetivos justos e pacíficos de exigirem mudanças, apesar da diversidade de grupos e de reivindicações.

Por outro lado, os protestos não podem ser descaracterizados ou usados por grupos de direita golpistas que querem voltar ao poder a todo custo, inclusive divulgando falsos dados e cenários para tentar ganhar apoio de parte da população.

Foi o caso da fracassada tentativa do dia 7 de setembro, denominada de  “O maior protesto da história do Brasil”, difundido pelas redes sociais e alardeado pela “grande” mídia, principalmente pela Rede Globo e Globo News. Não teve adesão popular, apesar da imprensa conservadora ter potencializado a divulgação e cobertura do que não chegou a acontecer.

Por outro lado, a mídia não deu o mesmo destaque para as diversas manifestações do 19º Grito dos Excluídos, organizados pelas pastorais, movimentos sociais e sindicais, paralelamente às comemorações oficiais do dia 7 de Setembro. Não tiveram participação massiva, mas apresentaram objetivos transparentes e denúncias contundentes.

Juntamente com as organizações e movimentos de esquerda, nós do Sindsprev-PE, vamos continuar presentes na luta, participando dos protestos autênticos que objetivam maiores avanços sociais e econômicos para todos os brasileiros.

Leia mais no Blog “O Tijolaço”: