Sindsprev participou de ato contra terceirização

PL 4330: Manifestação, teatro, ocupação de avenida e entrega de documento à Fiepe

CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CTB, fizeram manifestação pacífica e alertaram para os riscos da PL 4330 que enfraquece a organização sindical dos trabalhadores. Dirigentes e delegados de base do Sindsprev-PE participaram do protesto.

Na frente da casa patronal (Fiepe), os representantes de centrais sindicais de trabalhadores em Pernambuco promoveram ato público, no dia 06/08, contra o Projeto de Lei 4330/2004 (PL 4330), que atualmente está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

O documento trata da regularização da terceirização de trabalhadores pelas empresas, no entanto, os sindicalistas são amplamente contra a proposta.

A manifestação da classe trabalhadora ocorreu de forma pacífica, em frente à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro/Recife e contou com a presença de representantes da CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CTB, além de sindicatos de vários ramos profissionais (bancários, petroleiros, tecelões, borracha, telecomunicações, gráficos, químicos, além de servidores públicos federais, estaduais e municipais).

O secretário de Políticas  Sociais da CUT Nacional, Expedito Solaney, também, esteve presente à manifestação e ressaltou que o PL 4330 flexibiliza as relações de trabalho, diferencia o tratamento dos trabalhadores dos setores públicos e privados, libera a terceirização para atividade-fim, derruba pisos salariais, amplia a rotatividade de mão de obra, enfim, anula convenções coletivas de trabalho e as conquistas da luta sindical. " Não aceitamos as ameaças aos empregos, aos salários e, sobretudo, aos direitos do trabalhadores " , frisou.

Houve apresentação teatral, com os integrantes da TV Sindical, dando mais um show de humor, seguido de ocupação de uma faixa da Avenida Cruz Cabugá, sentido subúrbio-cidade, por mais de uma hora, além de forró improvisado e de várias intervenções do sindicalistas no carro de som. Todos em defesa dos trabalhadores (as) e denunciando as manobras dos patrões no Congresso Nacional para aprovação do PJ 4330

O presidente da CUT-PE Carlos Veras, classificou o movimento como positivo cujo objetivo principal foi de chamar a atenção da sociedade em defesa dos direitos dos trabalhadores (as).  “A mobilização desta terça-feira é uma reação aos patrões e porque queremos pressioná-los. Foram eles que reivindicaram aos parlamentares do Congresso Nacional a apresentação e, agora, aprovação desse projeto que precariza ainda mais o trabalho terceirizado”, declarou.

Carlos Veras confirmou duas novas manifestações já marcadas no calendário do movimento sindical. A primeira deve ocorrer no próximo dia 13, terça-feira, e será uma vigília de vários representantes de centrais sindicais em frente ao Congresso Nacional. Já a segunda deve acontecer no dia 30 com uma paralisação nacional. As manifestações visam pressionar deputados, governo e empresários a avançarem no diálogo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CUT-PE