Divulgação da Junta de Recursos da Previdência

Sindsprev, CUT e Fetape querem maior divulgação da Junta de Recursos da Previdência Social

Nesta quarta, 24/07, aconteceu reunião articulada pelo Sindsprev, Fetape e CUT com a presidente da Junta de Recursos da Previdência Social em Pernambuco, Maria José Alves.

Dela participaram a dirigente do Sindsprev, Jeanne Gonçalves; o assessor do sindicato, Flávio Marinho;  o presidente da CUT-PE, Carlos Veras; o representante da Fetape, Aldeir José (Véio do Peixe) e os servidores da Junta: Francisco Carlos, Daniel Moliterno e Marcos Barbosa (secretário).

O objetivo do encontro foi conhecer o funcionamento do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e a Junta de Recursos em Pernambuco (JR-PE) e também discutir a participação dos trabalhadores nessa instância, que tem uma composição tripartite: governo, empresários e trabalhadores.

A CUT e a Fetape buscam conquistar representação nesse importante espaço de defesa dos direitos previdenciários. A Junta de Recursos tem a competência de analisar e emitir parecer em relação aos benefícios indeferidos pelas Agências da Previdência Social.

Por falta conhecimento, muitos trabalhadores contratam e pagam caro a advogados particulares, quando deveriam recorrer gratuitamente à Junta de Recursos para exigir seus direitos previdenciários que foram negados.

Por isso, a CUT-PE convidou a Junta de Recursos a participar de plenárias com sindicatos urbanos e rurais do estado, onde faria explanação sobre suas funções e importância, especialmente quanto ao cumprimento dos direitos previdenciários dos trabalhadores.