Previdenciários participaram de atos do Sindsprev

Dia Nacional de Lutas

Previdenciários participaram de atos convocados pelo Sindsprev

Servidores da Saúde e do INSS paralisaram suas atividades por 24 horas e fizeram manifestação na manhã de hoje, no Dia Nacional de Luta.  Os atos, realizados no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde - Nems-PE (prédio da Sudene) e na Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo, foram convocados pelo Sindsprev-PE e CNTSS/CUT, e tiveram a participação expressiva da categoria. Também houve movimentação nos hospitais Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Geral de Areias e nas Agências da Previdência Social (APS) do Recife, Região Metropolitana e interior.

Agora, à tarde, os servidores vão participar da passeata unificada, convocada pela CUT, demais centrais sindicais, sindicatos,  movimentos sociais e estudantis. A concentração será a partir das 14h, na Praça do Derby, área central do Recife. A passeata seguirá o seguinte roteiro: Avenida Conde da Boa Vista, parada na Assembléia Legislativa (Alepe), na Rua da Aurora, e Avenida Guararapes.

É importante que todos os servidores e os trabalhadores em geral de diversas categorias fortaleçam essa luta e também apresentem suas reivindicações. Estaremos nas ruas mostrando nossas bandeiras de luta: aposentadoria digna sem perda de direitos (paridade entre ativos e aposentados); negociação coletiva, direito de greve; realização de concursos públicos; redução da jornada de trabalho, destinação de 10% do PIB para a educação e 10% do Orçamento da União para a saúde. Além de transporte coletivo de qualidade, segurança e contra a corrupção.

Servidores da APS de Petrolina

APS e Gerência do INSS em Garanhuns

Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems)

Repercussão na mídia

Notícia postada no site do NE 10

Protestos  // Hospitais do Recife mantêm apenas atendimento nas emergências nesta quinta

Pacientes de pelo menos três grandes hospitais públicos do Recife sofreram com as paralisações do Dia Nacional de Luta, nesta quinta-feira (11). A maioria das consultas marcadas não foi realizada, e apenas os serviços de emergência funcionaram. Faixas na entrada das unidades de saúde anunciavam a paralisação.

No Hospital Agamenon Magalhães, Zona Norte do Recife, pacientes enfrentaram a chuva para buscar o atendimento médico. A administração do hospital disse que os serviços estavam funcionando normalmente, mas, na prática, apenas os pacientes da emergência estavam sendo recebidos. No Hospital Geral de Areias, na área Oeste da capital pernambucana, a emergência também funcionou como de costume. No setor ambulatorial, havia poucas pessoas porque não foram marcadas consultas para esta quinta.

O Hospital das Clínicas, também na Zona Oeste, manteve o atendimento na emergência e os serviços de UTI, Hemodiálise e Hemodinâmica. Já quem tinha consulta marcada também deu viagem perdida. A maioria dos pacientes prejudicados reside no interior do Estado e viajou vários quilômetros até o Recife. Eles não conseguiram remarcar as consultas. Os médicos e enfermeiros reivindicam melhorias nas condições de trabalho, na aposentadoria e realização de novos concursos públicos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Notícia postada no site da Folha de Pernambuco

Categorias se antecipam e realizam manifestações nesta manhã

Usuários que precisaram utilizar alguns serviços do INSS voltaram para casa

11/07/2013 09:49 - Júlia Montenegro, com informações de Luiz Filipe Freire, da Folha de Pernambuco

Durante a manhã, entidades sindicais realizaram atos para expor reivindicações específicas de algumas categorias. Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspenderam, desde às 8h, alguns serviços nesta quinta-feira (11). Por conta disso, os usuários que precisaram realizar perícia médica, reabilitação e entrada em processo de aposentadoria tiveram que voltar pra casa. A classe pediu melhorias no plano de carreiras e valores justos para a aposentadoria dos servidores.

Na sede dos Correios, na avenida Guararapes, os serviços não foram paralisados. Porém, uma manifestação aconteceu  no local. Cerca de 30 funcionários seguraram faixas e cartazes e contaram com o apoio de um carro de som. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos em Pernambuco, a previsão é que os funcionários só deixem de trabalhar durante a tarde. Por conta disso, o serviço de entrega de cartas será prejudicado. Novas contratações e o fim da interferência política na empresa estiveram entre as reivindicações dos funcionários.

Um ato público também aconteceu na entrada do campus da Universidade Federal de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife. Os docentes não deram aula e participaram de debates. Outros cenários de manifestações foram as sedes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no Centro, e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, no bairro de San Martin. Funcionários do setor lembraram as mortes provocadas por choques elétricos em fios e postes sem manutenção e denunciaram a falta de investimentos na rede.

Os policiais federais também vão aderir ao movimento. Eles vão realizar um ato, às 14h, em frente a Superintendência Regional da Polícia Federal, no Bairro do Recife. Em seguida, eles vão em passeata rumo a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde se reunirão com os demais sindicatos.