Analisa protestos nas ruas e define mobilizações

Reunião da Direção plena do Sindsprev analisa protestos nas ruas e define mobilizações

Nos dias 05 e 06/07, no CFL,  reunião da Direção Plena teve participação expressiva de seus dirigentes sindicais. Na abertura, noite do primeiro dia, foi feita a apresentação do vídeo da campanha publicitária idealizada pelo Sindicato pela valorização da aposentadoria

.

No manhã do dia seguinte, foi apresentada uma análise de conjuntura com o cientista político José Artigas, professor da UFPB e como debatedor, o dirigente do Sindsprev, Irineu Messias. Além destes, a mesa foi composta também pelo coordenador geral  José Bonifácio.

Inicialmente, o professor Artigas  afirmou que estamos vivendo um “momento ímpar” na história do Brasil, que necessita de reflexão fundamentada e aprofundada para que os movimentos sindical, sociais e populares adotem uma postura que possibilite ações eficazes para conquistar suas bandeiras de lutas e atender às  demandas expressas nos recentes protestos, intensificados nas ruas no mês de junho em todo o País.

Reconheceu que a “eclosão desses movimentos de massa surpreendeu a todos”, inclusive o movimento sindical que sempre realizou manifestações expressivas.  Para entender melhor os dias de hoje, Artigas recorreu a um breve resgate histórico a partir da década de 80., destacando o grande movimento pela redemocratização com eleições diretas e década de 90, contra a corrupção pelo impeachment de Collor e contra o projeto neoliberal do ex-presidente Fernando Henrique.

Segundo ele, ainda nos anos 80, aconteceu a “consolidação dos movimentos sindicais, sociais e populares que se recompuseram com mais organização após o fim da ditadura militar (1964-1985)”.  O grande marco desse avanço na garantia de direitos foi a promulgação da Constituição de 1988. A nossa Carta Magna assegura direitos civis e sociais, mas na prática, muita coisa está só no papel.

“Ainda continuamos lutando principalmente por direitos sociais, trabalhistas e humanos, principalmente nas áreas de educação, saúde, segurança, transporte coletivo, como expressam a maioria dos manifestantes que ocuparam as ruas do início de junho até o presente momento”.

De acordo com Artigas, os novos participantes dos atuais protestos compõem “uma massa heterogênea de grupos e indivíduos com reivindicações diversas, ampliadas a partir da luta pela redução das tarifas e melhoria do transporte coletivo, garantia da livre manifestação e contra a repressão policial”.

No final de sua análise, o cientista político José Artigas expõe a necessidade do movimento sindical  e movimentos sócias redefinirem suas estratégias de mobilizações na perspectivas de assumir a hegemonia do processo de transformações sociais e econômicas, mantendo o referencial da luta de classes.

Como debatedor, o dirigente sindical Irineu Messias reforçou que “as principais bandeiras de luta sempre foram defendidas por nós ao longo das últimas décadas”. E acrescentou, de forma veemente, que “agora vamos às ruas, vestindo as camisas das nossas entidades e com coragem, para defender também nossas reivindicações específicas das categorias representadas pelo Sindsprev e pela CNTSS/CUT”.

A reunião da Direção Plena do Sindsprev prosseguiu com debate e com a definição de encaminhamentos imediatos, como a participação na paralisação e protestos, convocados pela CUT e demais centrais sindicais no dia 11 de julho e intensificação das reuniões nos locais de trabalho.

Reivindicações do Movimento Sindical

- 10% do PIB para a Educação;

- 10% do Orçamento da União para a Saúde;

- Qualidade nos serviços públicos;

- Fim do fator previdenciário;

- Valorização das aposentadorias;

- Negociação coletiva;

- Direito de greve;

- Realização de concursos públicos;

- Contra a terceirização e no serviço público (PL 4330)

- Transporte coletivo de qualidade;

- Mais verbas para os serviços públicos: educação, saúde, segurança...

- Contra a corrupção.

Depois da paralisação e dos protestos do dia 11 de julho, a direção do Sindsprev-PE alerta todos os servidores da nossa categoria a ficarem atentos e prontos para as próximas mobilizações.