MTE revê posição sobre contratação de temporários

MTE revê posição sobre contratação de temporários após manifestação de servidores da SRTE

Na terça-feira passada, dia 02/07, os servidores da Superintendência Regional do Emprego e Trabalho (SRTE) Recife realizaram ato público para protestar contra o projeto da Coordenação de Inspeção do Ministério do Trabalho (MTE) que determina a realização de seleção simplificada para contratação de trabalhadores temporários para o serviço de técnico administrativo do órgão.  A manifestação, realizada em frente à SRTE,  na Avenida Agamenon Magalhães, contou com a participação de dirigentes de entidades sindicais, entra elas o Sindsprev-PE.

Dois dias depois do protesto, a Coordenação Geral de Recursos Humanos do (CGRH) do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, emitiu comunicado às coordenações regionais do órgão afastando a possibilidade da realização de uma seleção simplificada para a contratação dos temporários. Esta decisão é uma vitória para os servidores, em especial os do Recife, que foram os primeiros a se manifestar contra a contratação de temporários que é uma prática ilegal. Para o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio,  destacou a importância dos servidores estarem mobilizados para conquistarem seus objetivos.

Nota de Repúdio- Durante a manifestação foi distribuída uma nota de repúdio contra a decisão do MTE, que estava preparando um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de técnicos. Na nota, os servidores administrativos e os auditores fiscais do trabalho protestam contra essa forma de burlar o concurso público, que há muito é pleiteado pelos próprios servidores para a melhoria das condições de trabalho e atendimento à população.

O documento, também publicado na edição do dia 2 de julho, do Jornal Diario de Pernambuco, é assinado pelas seguintes entidades: Sindsprev-PE; Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho - Delegacia Sindical de Pernambuco; Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Pernambuco; Associação dos Servidores Administrativos da SRTE-PE e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco.

Leia na íntegra comunicado  da Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH)

Leia na íntegra nota de repúdio