Delegados elegem nova direção da Confederação

6º Congresso da CNTSS

Delegados debatem plano de lutas e elegem nova direção da Confederação

Encontro, que reuniu 380 delegados vindos de todos os Estados e DF, aconteceu no Hotel Novotel, em São Paulo.  O tema do congresso foi “A Seguridade Social na Perspectiva do Desenvolvimento do Brasil "

Escrito por: Assessoria CNTSS/CUT

Os delegados, representando todas as categorias da Seguridade Social, fecharam na última quarta-feira, 29/05, o ciclo de mesas temáticas proposto pela coordenação do Congresso e deram início ao processo de avaliação das ações e políticas desenvolvidas nos últimos anos, assim como debateram propostas a serem implementadas nos próximos períodos. Na quinta-feira, 30/05, foi aprovado o plano de lutas da categoria e eleita a nova direção para o triênio de 2013 a 2016.

Durante o 6º Congresso Nacional da CNTSS-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, que teve início na segunda-feira passada, 27/05, os delegados de mais de 180 entidades sindicais debateram sobre temas como: ‘A Seguridade Social na Perspectiva do Desenvolvimento do Brasil’, Análise da Conjuntura Nacional e Internacional; Previdência Social e os Trabalhadores; Força de Trabalho na Seguridade Social; e Gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social.

Também na segunda-feira, 27, foi realizado o 2º Encontro Nacional de Mulheres do Ramo da Seguridade Social. Cerca de 180 delegadas participaram. O Encontro precedeu as discussões do 6º Congresso e foi um momento importante para discussão das questões relativas às lutas e conquistas das mulheres nos espaços sindical, de trabalho e na sociedade.

A abertura da atividade foi feita pela presidente da CNTSS/CUT, Maria Aparecida Faria, e por Célia Regina Costa, secretária Nacional de Mulheres da Confederação. A tema “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” foi exposto por Paula Loureiro da Cruz, servidora da Justiça Federal e  professora universitária; Mônica Valente,  secretária Sub Regional ISP Brasil - Internacional de Serviços Públicos; e Denise Motta Dau, secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo.

Um balanço das ações da Secretaria de Mulheres, apresentado pela secretaria da área, Célia Regina Costa, e por Rosana de Deus, da Executiva da CUT, e o debate sobre propostas encerraram os trabalhos do Encontro.

Na noite deste mesmo dia, foi realizada a abertura do Congresso. A mesa de autoridades contou com a participação da presidente da CNTSS/CUT, Maria Aparecida Faria; secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre; presidente da CUT SP, Adi dos Santos Lima; secretária Sub Regional ISP Brasil - Internacional de Serviços Públicos, Mônica Valente; secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura de SP, Denise Motta Dau; e da presidente da Confederação de Vestuário, Francisca Trajano.

As autoridades convidadas fizeram questão de destacar a importância da CNTSS/CUT como uma entidade que conquistou seu respeito por sua política combativa e propositiva em favor dos trabalhadores da Seguridade Social. Foi salientado o importante papel da Confederação em unificar a luta das categorias do Campo da Seguridade Social. Hoje a entidade representa cerca de 1,5 milhão de trabalhadores dos setores público e privado e tem cerca de 180 entidades filiadas. Também foi observado que a CNTSS/CUT é uma entidade formadora de lideranças importantes para a luta dos trabalhadores.

Mesas e debates do Congresso

Na terça-feira, 28/05, foi apresentada uma Análise de Conjuntura Nacional e Internacional a partir da exposição de Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, economista e professor livre docente da Unicamp. Na seqüência, aconteceu a Conferência: “A Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil”. Trabalhou o tema o doutor em Economia, professor do IE/UNICAMP e Pesquisador do CESIT/UNICAMP, Eduardo Fagnani.

À tarde, o painel “A Previdência Social e os trabalhadores” foi apresentado por Milko Matijascic, assessor técnico da presidência do IPEA; Elisete Berchiol da Silva Wai, secretária executiva adjunta do Ministério da Previdência Social; Ângelo D´Agostini Jr, diretor do Sindsaúde-SP e do PrevSP.

Às 16h, aconteceu o segundo painel do dia: “A Força de Trabalho na Seguridade Social”, com as exposições de Maria Helena Machado, pesquisadora titular do DAPS e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde – NERHUS; e representante do Ministério do Desenvolvimento Social.

Na quarta-feira, 29/05, aconteceu o painel “A gestão e as relações de trabalho na Seguridade Social”, com a exposição de Sergio Eduardo Arbulu Mendonça, secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A CNTSS/CUT

Seguridade Social é um conceito avançado que articula diversas políticas de proteção social e que foi conquistado na Constituição de 1988: “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.” (Constituição Federal, artigo 194).

A CUT - Central Única dos Trabalhadores decidiu estruturar a Confederação, em 1995, a partir deste conceito. A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social é uma entidade orgânica, criada para ser a organização dos trabalhadores cutistas do Ramo da Seguridade Social, tendo por base os princípios da Central: combativa, classista, democrática e de massas.

A Confederação atua junto aos trabalhadores da saúde, previdência, assistência social, trabalho e do Sistema “S” (entidades de assistência social e formação profissional ligadas às empresas), do setor público federal, estadual e municipal e do setor privado filantrópico e lucrativo.

Abrange, portanto, uma grande variedade de profissões, vínculos e relações de trabalho. Cerca de 1,5 milhão de trabalhadores na base, organizados em 183 Sindicatos de todos os Estados e Distrito federal e 10 federações.

6º CONGRESSO NACIONAL DA CNTSS/CUT

Data:  Dia 27 a 31 de maio