Servidores denúnciam condições de trabalho

Servidores do Centro de Saúde Barros Barreto denunciam condições de trabalho

Na quinta-feira passada, 09/05, o dirigente do Sindsprev, Marcondes Carneiro, esteve reunido com os servidores do Centro de Saúde Barros Barreto, em Olinda. O objetivo foi discutir as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores daquele centro de referência de saúde.

Insatisfeitos e revoltados, os servidores denunciam que a unidade não atende às necessidades da população que precisa dos serviços de saúde.  O maior problema está no setor de arquivamento dos prontuários.

O espaço não tem ventilação e está mal iluminado, o que obriga os servidores a se desdobrarem para a organização dos documentos com os dados dos pacientes. Além disso, o mobiliário está em estado deplorável e obsoleto e a falta de higienização do ambiente e do acervo compõem o quadro de descaso.

Os servidores também se queixam da falta de equipamento, como álcool em gel para assepsia das mãos, luvas e máscaras que deveriam ser usadas para proteger os trabalhadores contra as bactérias e fungos presentes em locais com grande quantidade de papel. Alguns deles já apresentam problemas de saúde por estarem expostos em uma área insalubre.

Ao final da reunião, ficou acertado que a denúncia será encaminhada à Secretaria de Saúde de Olinda para que sejam tomadas as devidas providências visando uma solução para o grave problema. “Vamos convidar o gestor de saúde do município para visitar conosco esse centro, que deveria servir para desafogar os grandes hospitais e dar rapidez aos atendimentos”, destacou o dirigente. Caso a situação não mude, o Sindicato ainda vai protocolar uma denúncia no Conselho Municipal de Saúde de Olinda e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).