Conselheiros estaduais de saúde tomam posse

Solenidade de posse do Conselho Estadual de Saúde

Sindsprev será representado pelas companheiras Ivonete Batista e Iacelys Maria de Carvalho

Nesta segunda-feira, 13/05, à tarde, na Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi, foi realizada a cerimônia de posse dos novos conselheiros estaduais de saúde de Pernambuco da gestão 2013/2015. Ao todo, tomaram posse 64 conselheiros, sendo 32 membros efetivos e 32 suplentes.  A recomposição do conselho foi definida através de eleições, realizadas no último mês de abril.

Na nova composição do órgão, o Sindsprev será representado pelas companheiras Ivonete Maria Batista e Iacelys Maria de Carvalho (foto - à direita) . Presente na solenidade, o coordenador do Sindsprev, José Bonifácio, destacou a responsabilidade dos que estão no controle social. “O papel do conselheiro não é só de fiscalização, mas de propor políticas para a saúde, visando ajudar a população mais carente que usam o SUS”.

Colegiado - O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução de política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei  12.297, de 12 de dezembro de 2002.

O CES reúne-se mensalmente e suas sessões são abertas. Os conselheiros titulares e seus respectivos suplentes  representam  quatro segmentos: gestores, prestadores de serviços,  profissionais de saúde e  usuários  do SUS.