Modelo de gestão do Governo Federal em debate

Modelo de gestão pública do governo federal é debatido em oficina promovida pelo Sindsprev

Representantes sindicais de base e membros do Conselho da Executiva e a Direção Executiva do Sindsprev estão reunidos hoje (03) e amanhã (04), no CFL, para discutir o modelo de gestão pública do Governo Federal.

O objetivo do evento é aprofundar o debate sobre o modelo de gestão pública implantado pelo Governo Federal no serviço público brasileiro e as suas conseqüências no trabalho, remuneração e saúde dos servidores. Na oportunidade, também estão sendo discutidas as estratégias para combater o atual sistema de avaliação de desempenho, que penaliza os servidores.

O painel de abertura da oficina foi realizado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, José Artigas (foto), que fez uma exposição sobre os diversos modelos de gestão já implantados no Brasil até os dias de hoje. Entre os debatedores desse tema estavam  o secretário de Formação do Sindicato, Irineu Messias.

Os participantes da oficina foram unânimes em afirmar que o modelo de gestão pública atual é produtivista, tendo como referência a experiência do setor privado. Defendemos que as instituições públicas devem ser fortalecidas e ter assegurado o seu papel de prestadoras de serviços gratuitos e de qualidade, bandeira histórica do movimento sindical.