Grito da Terra avança na luta dos trabalhadores

Grito da Terra avança na luta dos trabalhadores

“Se o campo não planta, a cidade não janta”. Sob bandeiras e palavras de ordem, trabalhadores rurais tomaram as ruas do centro do Recife no 4º Grito da Terra Pernambuco (GTP). A concentração se iniciou às 12h, na sede da Fetape, na terça-feira (30/04).

Com trios elétricos e música em prol da mobilização, a passeata seguiu, às 14h, pelas ruas do centro do Recife.  A manifestação, que seguiu da sede da Fetape rumo ao Palácio do Campo das Princesas, teve como propósito ouvir do governador Eduardo Campos as respostas aos 56 itens apresentados na pauta de reivindicações, entregue pela diretoria da Federação, no último dia 15. O ato teve a participação de servidores públicos, entre eles os trabalhadores da Saúde e Previdência Social, que mais uma vez mostraram seu poder mobilização (foto).

Durante o discurso de resposta às reivindicações do 4º GTP, Eduardo Campos anunciou o reajuste de 6% no valor da bolsa do Chapéu de Palha para este ano, e mais um reajuste de 6% para 2014, além da fixação de um piso de R$ 100,00 para o benefício.

O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, considerou a mobilização e a organização dos trabalhadores, antecipando a comemoração do dia 1° de maio, como muito importante, pelo somatório de forças dos setores campo e urbano, com destaque para a manifestação dos servidores estaduais, que levaram um bolo para registrar os 12 meses de descaso do governo estadual em relação às reivindicações da categoria.

Veras disse, ainda, que as respostas do governador Eduardo Campos aos 56 itens apresentados na pauta de reivindicações, entregue pela diretoria da Fetape, ficaram muito aquém das expectativas. " Os trabalhadores esperavam por ações mais rápidas e concretas do governo em relação aos problemas do semi-árido. A situação é complicada para homens, mulheres e crianças " , comentou.

Fonte: CUT –PE