Sindsprev define ações de enfrentamento ao governo

Turno estendido

Direção do Sindsprev define ações de enfrentamento ao Governo

No último sábado, dia 23/03, no Centro de Formação e Lazer (CFL), a direção do Sindsprev esteve reunida para discutir estratégias de mobilização visando à manutenção e regulamentação do turno estendido no INSS.  O encontro contou com a participação do representante da CNTSS no Grupo de Trabalho (GT) do Turno Estendido, David Edwirgens.

O objetivo da reunião temática foi aprofundar conhecimentos acerca dos indicadores de avaliação do INSS na perspectiva de construir formas de enfrentamento do modelo de atendimento e gestão adotado pelo Governo Federal.

Todos os participantes foram unânimes em afirmar que este modelo busca a eficiência na gestão sem oferecer as condições de trabalho necessárias aos servidores, gerando assédio moral institucionalizado.

A abertura do encontro foi marcada com a realização do painel Quadro panorâmico dos indicadores de desempenho do INSS. Foram expositores os dirigentes do Sindsprev, Irineu Messias e Antônio Paz e o representante do GT, David Edwirgens.

Na exposição, foram feitas criticas desse modelo que não prima pelo desenvolvimento do servidor nem pela sua participação na construção de metas. Além de gerar insegurança, estresse e um local de trabalho intranqüilo, provocando o adoecimento dos servidores.

Ao final das discussões foram definidas algumas propostas de enfrentamento ao governo, dentre as quais destacamos a seguir:

• Participação e acompanhamento, através da CNTSS/CUT,  do GT nacional do turno estendido. A primeira reunião desse GT, instituído neste mês de março, acontecerá amamnhã, dia 26/03, às 14h, no INSS, em Brasília.

• Mobilização da categoria em ações políticas de enfrentamento ao governo. O Sindsprev estará organizando uma caravana a Brasília para participar da Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, a ser realizada no dia 24 de abril. Neste dia também vamos realizar uma manifestação nos ministérios da Previdência, Planejamento e Câmara dos Deputados pela incorporação da GDASS e manutenção do turno estendido.

• Realização de reunião com os representantes de todas as instâncias de avaliação de desempenho do INSS. Este encontro deve acontecer até o próximo mês de maio.

• Contratação de novos servidores. Vamos promover mobilizações visando melhores condições de trabalho para atendimento à população e a realização de concurso público para repor o quadro de pessoal.

• Realização de seminário com os representantes dos locais de trabalho do INSS de Pernambuco para avaliar a repercussão das metas e ritmo de trabalho no dia a dia do servidor. Esteve evento ocorrerá ainda neste semestre.