Servidores questionam terminal de ônibus

Pela preservação do HVG

Servidores e Sindicatos não aceitam construção de terminal de ônibus

Na manhã desta quinta-feira, dia 14/03, dirigentes do Sindsprev se reuniram com os servidores do Hospital Getúlio Vargas (HVG) para discutir os impactos que serão provocados pela construção do Terminal Integrado de ônibus da III Perimetral naquela unidade hospitalar. O terminal será construído na esquina das avenidas Caxangá com a General San Martim, no Cordeiro, e vai atingir o estacionamento da unidade médica, área essencial para futura ampliação do HGV.

Os servidores alertam também para a retirada de aproximadamente 20 arvores cinqüentenárias. De acordo com funcionários, as árvores amenizam a sensação de calor no prédio do HGV.  Análise de uma funcionária aponta que a obra ameaça a saúde dos pacientes internados e dos trabalhadores do hospital. De acordo com ela, fica comprometida a recuperação do paciente no tempo adequado, trazendo possíveis danos físicos e psicológicos adicionais. Além de risco para o aumento das rachaduras já existentes na unidade, principalmente no Bloco G.

Participaram da reunião ocorrida no pátio do HGV, médicos, profissionais de enfermagem, servidores administrativos e a população usuária do Getúlio Vargas. Os funcionários também estão apreensivos porque não há nenhum documento que comprove a ausência de riscos para estrutura do prédio com a construção do terminal e a intensa circulação de uma maior quantidade de ônibus. Haverá, ainda, um aumento crescente de emissão de poluentes e ruídos acima do permitido em áreas próximas a hospitais. Além disso, a construção do terminal integrado fere princípios da Constituição e determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para fazer pressão e evitar a construção do terminal naquela área, o Sindsprev e o Sindsaúde, em conjunto com os servidores, estão circulando um abaixo assinado com a denúncia, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual. De acordo com o coordenador do Sindsprev, José Bonifácio, a categoria vai continuar pressionando para que o Governo do Estado modifique o projeto de construção do terminal, que está em andamento.

“O Sindsprev é a favor da qualidade do transporte coletivo na cidade, mas defende, antes de tudo, a preservação do Hospital Getúlio Vargas que é uma referência no Norte e Nordeste. O hospital necessita de melhoria e ampliação, que ficam impossibilitadas com a execução dessa obra do governo estadual”, disse.