Sindsprev mobilizado para garantir turno estendido

Jornada de 30 horas

Sindsprev-PE mobilizado para garantir turno estendido no INSS

A direção do Sindsprev-PE está atenta e mobilizada visando garantir o turno estendido para os servidores do INSS. Na última sexta-feira, dia 22, os servidores foram surpreendidos com a decisão de que o Instituto poderá acatar uma recomendação do Ministério Público Federal suspendendo por um ano o turno estendido de atendimento e aumentando a jornada para 40 horas.

A CNTSS-CUT já agendou reunião com o INSS, quando abordará as inconsistências da avaliação do Ministério Público para proferir a Recomendação Nº 04/2013, de 21/02/2013. Em nossa avaliação é inaceitável que o INSS acate essa decisão sem fazer uma contra- argumentação e sem qualquer discussão com os trabalhadores e as entidades  representativas da categoria.

Lembramos que faz parte da política do INSS não acatar de imediato as decisões judiciais que têm a chamada força de lei e, portanto, devem ser cumpridas de imediato. O INSS, por exemplo, demorou um tempo para cumprir as liminares conquistadas por alguns Sindsprevs que garantiam a jornada de 30 horas aos servidores que ingressaram em 2004.

Neste final de semana, esse assunto foi amplamente discutido em São Paulo, com representantes dos Sindsprevs de Goiás, Sergipe, Bahia, Paraíba, Distrito Federal,  São Paulo,  Rio de Janeiro e de Pernambuco, que esteve representado nas discussões pelos dirigentes José Bonifácio e Irineu Messias.

Esta decisão é um grande retrocesso que poderá levar ao caos o atendimento ao público. Não podemos aceitar essa investida na retirada de nossos direitos históricos, conquistados com muita luta por nossa categoria. Vamos mobilizar todos os servidores do INSS para garantir a jornada de 30 horas para todos os trabalhadores do Instituto.

Na Marcha a Brasília por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho, a ser realizada no dia 6 de março, estaremos promovendo mobilizações em defesa do turno estendido do INSS.

Recomendação- O Ministério Público alega em sua Recomendação 04/2013 que o turno estendido não aumentou a produtividade do Instituto.  Não concordamos com essa análise porque não foram levados em consideração dois pontos fundamentais: a alteração do sistema do INSS, que comprovadamente provocou um caos nas agências, e a falta de servidores para a atual demanda.

Clique aqui e leia a Recomendação do Ministério Público Federal nº 04/2013