Seminário debate racismo no serviço público

Seminário do Sindsprev debate racismo no serviço público

“Relações do Trabalho e Preconceito no Serviço Público”. Este foi o tema do Seminário realizado pelo Sindsprev, na sexta passada, 23/11, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Na abertura, os dirigentes do Sindicato José Bonifácio, Irineu Messias, Anilda Nascimento e o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, destacaram a importância da luta unificada dos trabalhadores por uma sociedade mais igualitária, o que abrange vários aspectos, entre eles, a igualdade racial.

A Secretária Nacional de Combate ao Racismo, da CUT e dirigente da CNTSS, Júlia Reis, avaliou que houve avanços em políticas afirmativas, mas fez a ressalva de que ainda permanece forte a discriminação racial em várias áreas, especialmente nas relações do trabalho.

“Negras e negros trabalhadores trabalham mais, recebem menos e são maioria no grupo de desempregados. No setor público, apesar de todos ingressarem através de concurso, os servidores negros continuam enfrentando dificuldades para progredir na carreira e ter acesso a cargos de assessoria, chefia e direção”, denuncia Júlia Reis.

A integrante do Observatório Negro de Pernambuco, Ana Paula, complementou com outros dados que revelam os preconceitos no mercado de trabalho, ressaltando que os trabalhadores do serviço público devem ser capacitados para combater o racismo nos locais de trabalho. Após o debate, o seminário foi finalizado dando destaque a necessidade da  luta permanente contra a discriminação racial.