Sindsprev cobra melhoria para a Geap


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Sindsprev cobra melhoria para a Geap


 

Na terça-feira passada, 20/11, dirigentes do Sindsprev-PE reuniram-se com o gerente regional da Fundação da Seguridade Social (Geap), Luís Carlos Saraiva (foto de capa). O objetivo foi cobrar solução para os problemas enfrentados pela categoria previdenciária no atendimento da rede credenciada do plano. O encontro foi realizado na sede da Geap, na Ilha do Leite, a pedido da direção do Sindicato.

 

O coordenador do Sindsprev, José Bonifácio, destacou durante a reunião que o atendimento vem gerando insatisfação dos assistidos, que reivindicam o credenciamento de mais hospitais, laboratórios e médicos, principalmente na especialidade de clínica médica. De acordo com ele, conseguir atendimento, mesmo de emergência, transformou-se em uma maratona para os servidores que procuram diariamente o Sindicato a fim de  denunciar a crise em que se encontra a Geap.

 

A rede credenciada está cada vez menor e a operadora, que administra planos de saúde da maioria dos servidores públicos, está com uma dívida de 300 milhões, em nível nacional. Em Pernambuco, os prejuízos já chegam aos 16 milhões. Os dirigentes do Sindicato deixaram evidente o alto grau de insatisfação e as dificuldades encontradas pelos assistidos.  Na oportunidade, foram apontadas algumas propostas com o objetivo de encontrar soluções para fortalecer a Geap.

 

 

Ao reconhecer a atual situação, o gerente regional da seguradora alegou que existem dificuldades financeiras para contratação de prestadores de serviços e atualização da rede credenciada. Muitos deles não concordam com os valores pagos pela Geap. No encontro, Luís Carlos Saraiva alegou que o reajuste aprovado pelo Conselho Deliberativo da Geap (Condel) terá como objetivos quitar os débitos da seguradora e melhorar a rede credenciada. 


Anunciou ainda que está em processo de negociação o credenciamento dos hospitais Prontolinda (atendimento em cardiologia, emergência e eletiva) e São Marcos (atendimento em otorrinolaringologia) e com um prestador de serviço na especialidade de queimados. 


A direção do Sindsprev avalia que essa proposta de aumentar a rede de credenciamento é insuficiente para solucionar os problemas e reafirma seu compromisso de continuar lutando para garantir os direitos dos trabalhadores.


Diversas ações já foram desenvolvidas pelo Sindicato para denunciar essa grave crise da Fundação de Seguridade Social: articulamos audiência pública junto à Geap e Ministério do Planejamento, em Brasília;  pressionamos a Agência Nacional de Saúde (ANS) pela adoção de medidas que corrijam os danos aos beneficiários; exigimos, em conjunto com a CNTSS/CUT e outras entidades nacionais, o aumento da participação do governo ( per capita) para todas as idades e alterações estatutárias da Geap.  


Até o momento a situação continua desfavorável, mas vamos continuar acompanhando o andamento das devidas soluções para fortalecer a seguradora.  Nova reunião entre o Sindsprev-PE e o gestor da Geap no estado está agendada para a segunda quinzena de janeiro do próximo ano. 


 

« Voltar