Seminário comemora Dia da Consciência Negra

Sindsprev realiza Seminário para comemorar o Dia da Consciência Negra

Nesta sexta-feira, 23/11, a partir das 14h:30, o Sindsprev realiza o Seminário “Relações do Trabalho e Preconceito no Serviço Público”. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, que estão sendo realizadas durante este mês em todo o país.

O evento contará com a participação de Júlia Reis, Secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e dirigente da CNTSS e Ana Paula, integrante do Observatório Negro de Pernambuco, além de dirigentes do Sindsprev e Comitês Sindicais de Base. Haverá também a apresentação do Balé Afro Majê Molê, cujo nome na língua africana Iorubá significa " crianças que brilham " .

Apesar de significativos avanços na legislação contra diversos tipos de discriminações, o Brasil ainda precisa avançar muito para ser o país da “democracia racial”.  Afrodescendentes continuam sendo vítimas de constantes práticas de preconceitos e estereótipos raciais. No mundo do trabalho, por exemplo, a situação do negro é sempre pior do que a do branco. Eles são maioria no grupo dos desempregados, dos trabalhadores informais e, além disso, ganham menos.

“O ingresso no serviço público ocorre de forma igual, mas negras e negros ainda continuam sendo preteridos em relação ao crescimento na carreira e na ocupação de cargos de chefias”, denuncia Júlia Reis.

Todos os servidores da nossa categoria estão convidados a prestigiar este importante debate, que é aberto a outras entidades e pessoas interessadas.